Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Jovem com atrofia muscular vira técnico na Inglaterra

ALEX SABINO DE SÃO PAULO

O garoto Solhail Rehman sonhava em ser jogador, mas ao ser diagnosticado com atrofia muscular na espinha, aos 13 anos, ganhou um incentivador. Sir Alex Ferguson, ex-técnico do Manchester United, o estimulou a estudar para ser treinador.

Hoje, aos 21, Rehman é formado em ciências do esporte e tem todos os cursos da Federação Inglesa e da Uefa. De sua cadeira de rodas, ele está habilitado a comandar qualquer equipe do mundo.

"Quando o médico deu o diagnóstico, disse que não havia cura e, em dois anos, eu estaria em uma cadeira de rodas. É devastador quando alguém acaba com seu sonho", disse à Folha.

Torcedor do Manchester, Rehmam entrou para o grupo de torcedores com necessidades especiais. Sir Alex, treinador da equipe entre 1986 e 2013, patrocinava vários eventos do grupo e levava jogadores para as reuniões. Em uma delas, ouviu a história de Rehman.

"Quando isso aconteceu, eu já estava com a ideia de tentar ser técnico. Havia começado o curso de ciências do esporte", relembra.

Ferguson mandou-lhe uma carta o encorajando. "Ele me disse para nunca desistir."

Hoje, está ganhando experiência comandando equipes amadoras. Também criou o Class on Grass, entidade que oferece aulas de futebol para crianças e adolescentes.

Rehman sabe que é muito fácil ser visto com piedade. E tem horror a isso. "A cadeira de rodas não me impede de perseguir o que quero."

A atrofia muscular da espinha é uma doença genética que causa fraqueza nos músculos e progressiva perda de movimento, impedindo movimentos como andar, sentar, permanecer em pé e mexer bruscamente a cabeça.

Os sonhos de Rehman não são modestos. "Eu quero trabalhar nos maiores clubes do mundo. Estou feliz nas ligas amadoras, mas quero Manchester United, Real Madrid. Por que não?"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página