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Adidas tira do mercado camisas com apelo sexual

DE BRASÍLIA

Patrocinadora oficial da Copa do Mundo, a Adidas decidiu retirar do mercado uma edição de camisetas sobre o evento com apelo sexual.

As camisetas causaram polêmica e foram alvo de críticas por parte do governo brasileiro, que pediu a retirada.

Em nota, a Adidas informou que as camisetas eram uma edição limitada destinado ao público americano.

"A Adidas sempre acompanha de perto a opinião de seus consumidores e parceiros, e por isso anuncia que os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca", informa a nota.

São duas as camisetas que causaram polêmica.

Numa delas, um coração no formato similar a um corpo feminino, com fio dental traz a expressão "I love Brazil" [eu amo o Brasil].

Na outra (veja imagem ao lado), a expressão era ambígua: "Lookin to score", que pode ser entendido como "buscando gols" ou "querendo faturar", em sentido sexual. A imagem trazia ainda uma mulata ao lado do Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Rio.

Segundo a Embratur, o tom das camisetas da Adidas vai na contramão da promoção turística do Brasil no exterior. Para o presidente do instituto, Flávio Dino, o Brasil vive um momento em que o governo luta para não passar a imagem com apelo sexual.

"Isso atrapalha a organização do Mundial. O problema é a apropriação disso e a deturpação do que pode ser a Copa", afirmou Dino.

Mais cedo, a presidente Dilma Rousseff havia afirmado em rede social que o país está "pronto para combater o turismo sexual" na Copa do Mundo, que acontece a partir de 12 de junho.


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