Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Texto faz sucesso na internet ao desvirtuar reportagem de revista de futebol da França

ASSINATURA DE SÃO PAULO

Com "Medo do Mundial" como título da capa, a edição de 28 de janeiro da revista "France Football" adotou tom crítico para falar da organização da Copa pelo Brasil. A revista abordou temas como estádios, infraestrutura, violência e educação.

Contudo, uma tradução que circula nas redes sociais, já compartilhada centenas de milhares de vezes, apresenta uma versão deturpada do texto original, atribuindo à revista declarações inexistentes em sua edição original.

Essas declarações exageram problemas do país, lançando mão de frases de efeito e informações falsas, como "todo brasileiro conhece alguém que foi assassinado" ou quando afirma que o ex-presidente Lula fez com que a empreiteira Odebrecht ganhasse licitação para construção do Itaquerão pois tem amizade com um de seus diretores.

Como o estádio é privado, tal licitação não existiu.

No texto da internet atribui-se à revista francesa acusações a políticos do governo Lula, cujo "alto escalão" estaria todo "preso por corrupção"; a artistas e à população, "que acham que eles [políticos] são honestos e fazem campanhas para recolher dinheiro"; e ao deputado federal Tiririca (PR).

O político cearense, referido no texto como "o mais votado no Brasil", é chamado de "palhaço analfabeto e banguela, que faz uma dança ridícula, com roupas igualmente ridículas".

Nenhuma dessas afirmações está presente na edição da "France Football".

Em seu dossiê, a revista compara os investimentos feitos pelo país na Copa (mais de 11 bilhões de euros) e na área da educação em 2013 (12,8 bilhões de euros).

Ela também mostra preocupação com a segurança, citando briga entre torcedores de Atlético-PR e Vasco em dezembro de 2013.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página