Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fifa sinaliza que Odebrecht pagará estruturas provisórias

COPA
'Temos uma empresa forte trabalhando lá', diz Valcke sobre Itaquerão

BERNARDO ITRI ENVIADO ESPECIAL AO RIO SÉRGIO RANGEL DO RIO

O anúncio da solução para os problemas do Itaquerão na Copa foi adiado. Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, afirmou ontem que a entidade ainda não possui uma resolução para o pagamento das estruturas temporárias.

Em entrevista no Maracanã, o cartola relatou que espera ter uma solução para o problema hoje. Valcke disse confiar que a Odebrecht, construtora do estádio corintiano, resolva a questão.

No entanto, contratualmente, a responsabilidade de fornecer as estruturas temporárias é exclusivamente do Corinthians. Ou seja, se a Odebrecht assumir a conta, o clube deixará de arcar com esses gastos, que chegam a cerca de R$ 60 milhões.

"Ainda haverá uma solução até eu voltar para Zurique [domingo]. A solução deve ser encontrada amanhã [hoje]. Estou bem confiante, temos uma empresa muito forte trabalhando lá, a Odebrecht, e temos muita confiança que a empresa vai achar uma solução", afirmou Valcke.

A Odebrecht não confirma que irá bancar os materiais.

A solução para o aluguel das estruturas temporárias vem sendo discutida há semanas entre Corinthians --que vinha se negando a pagar sozinho os materiais--, Odebrecht e governos municipal, estadual e federal.

Anteontem, aliás, Marcelo Odebrecht, presidente da empreiteira, se encontrou com a presidente Dilma Rousseff.

"Estamos ajudando para que a prefeitura, o governo do Estado e os proprietários do estádio encontrem uma solução", afirmou Aldo Rebelo, ministro do Esporte.

Ontem, após essas declarações de Valcke, Andres Sanchez concedeu entrevista à ESPN e afirmou que o Corinthians vai bancar as estruturas temporárias.

"O Corinthians vai pagar. Eu falei para ele [Jérôme Valcke]", disse à emissora.

O cartola, responsável do clube por tratar dos assuntos relativos ao Itaquerão, disse, porém, que há a possibilidade de parceiros ajudarem.

A demora na contratação dos fornecedores das estruturas temporárias do Itaquerão é preocupante porque o prazo para a instalação dos materiais é curto.

A Fifa desejava que os contratos já estivessem assinados e que os materiais terminassem de ser instalados em abril. Mas essa expectativa não será cumprida nos prazos estabelecidos.

JOGO-TESTE

Mesmo sem a garantia de quem irá financiar as estruturas temporárias, a Fifa anunciou que o jogo entre Corinthians e Figueirense, no dia 17 de maio, será o primeiro --e talvez o único-- jogo-teste do Itaquerão.

A partida será operada pelo COL e terá seguranças privados e esquema de serviços similares aos do Mundial.

Antes dessa partida, porém, o Corinthians deverá fazer outros jogos, menores, para testar seu estádio.

As outras cinco sedes que não participaram da Copa das Confederações também passarão por testes. Só a Arena da Baixada, em Curitiba, ainda não tem nada marcado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página