Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Liminar faz Lusa abandonar jogo, e time pode ser punido

JUSTIÇA Jogadores deixaram a partida com o Joinville aos 16 min do 1º tempo

DO PAINEL FC DE SÃO PAULO

A estreia da Portuguesa no Campeonato Brasileiro da Série B foi interrompida ontem, aos 16 min do 1º tempo, em Joinville (SC).

O jogo foi paralisado depois que o delegado da partida, Laudir Zermiani, levou ao árbitro uma liminar que havia sido obtida por um torcedor da Lusa que reconduz o clube à Série A do Brasileiro.

Zermiani avisou o técnico do time paulista, Argel Fucks, que prontamente mandou os jogadores se retirarem de campo e entrarem no vestiário, de onde não saíram mais até que o árbitro determinasse o fim do jogo, por volta dos 30 min do primeiro tempo.

Essa saída do time de campo, no entanto, pode fazer até com que a Portuguesa seja excluída do campeonato, como prevê o CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).

Depois de ver diversas liminares serem derrubadas pela CBF, a Lusa descobriu anteontem uma ação de um torcedor do clube que recolocava o clube na Série A.

Com isso, o clube enviou um ofício à CBF pedindo o adiamento da partida contra o Joinville, mas não recebeu resposta e foi a campo.

Já durante o jogo, o delegado da partida, Laudir Zermiani, recebeu a decisão da Justiça comum e, após algumas conversas, comunicou o técnico Argel Fucks. Ele conduziu o time para o vestiário, que permaneceu fechado por cerca de 15 minutos.

Enquanto isso, o Joinville permaneceu no campo para prosseguir no jogo. O delegado da partida continuou conversando com dirigentes e, em dado momento, afirmou que o presidente da CBF [José Maria Marin] havia ordenado que o jogo continuasse.

Zermiani foi ao vestiário da Portuguesa por duas vezes pedir para que o time retornasse a campo, mas não obteve sucesso. A equipe comandada por Argel não voltou ao gramado, e o árbitro apitou o fim de jogo

CONSEQUÊNCIAS

Advogados especialistas em direito desportivo dizem que, ao abandonar a partida, a Portuguesa pode ser denunciada no STJD por beneficiar-se de decisões obtidas por terceiros. E a pena prevista para esse caso é até a exclusão do campeonato --assim, a Série B teria um time a menos. A Portuguesa pode também perder três pontos e ser multada em até R$ 100 mil.

Já o Brasileiro da Série A não deve sofrer alteração.

O fato é que existem decisões judiciais divergentes nesse caso: uma que favorece a Lusa e provocou a confusão no jogo de ontem, e a outra que dá razão à CBF.

A entidade, aliás, afirmou que o documento que fez o delegado da partida paralisar o jogo não tem efeito. Diz que essa decisão foi emitida pela Justiça de São Paulo, e o STJ havia determinado que o caso deveria ser tratado exclusivamente pela 2ª vara cível da Barra da Tijuca.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página