Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Depois de rodar o mundo, taça inicia tour pelo Brasil

COPA Troféu será exposto de hoje a sexta-feira no estádio do Maracanã

OSNI ALVES DO RIO

A taça da Copa do Mundo, que estará em disputa no Brasil a partir de 12 de junho, voltou ontem ao Rio de Janeiro.

Foi da capital fluminense que o troféu saiu há quase nove meses para dar uma volta no planeta divulgando a competição. Ele estará exposto de hoje a sexta-feira no Maracanã, onde ocorrerá a decisão do Mundial, em 13 de julho.

Depois, passará por todas as capitais brasileiras, até encerrar o tour em Itaquera, bairro da Zona Leste de São Paulo, que abriga o Itaquerão, estádio do Corinthians e palco da abertura da Copa.

A taça chegou ontem ao Rio, vinda de Los Angeles (EUA), depois de passar por 90 países em 267 dias, segundo informações da Fifa.

O Tour da Taça Copa do Mundo percorreu 150 mil quilômetros, o equivalente a mais de três vezes a circunferência da Terra. O roteiro começou no Brasil,, em 12 de setembro de 2013.

Para ver a taça de perto, os torcedores precisam adquirir produtos da Coca-Cola, patrocinadora da volta ao mundo dada pelo troféu. A lista e a quantidade de refrigerantes necessários para a troca por uma entrada estão descritos no site www. cocacola.com.br/tourdataca.

Na sequência, é necessário trocar os cupons fiscais da compra por vale-ingressos. Com esse documento em mãos, basta acessar o site da promoção e agendar a data e o horário da visita,

A organização do tour recomenda que os códigos sejam cadastrados com pelo menos sete dias de antecedência. O reagendamento da visita não é permitido.

Além da taça, os visitantes terão acesso a uma exposição de bolas das copas desde 1970, jogos interativos eletrônicos, brinquedos e filmes de copas anteriores.

No dia 26, o troféu segue para Porto Alegre (RS), de onde irá para as demais capitais.

HISTÓRIA DA TAÇA

Antes de 1946, o prêmio aos vencedores do maior torneio de futebol do mundo se chamava Taça da Vitória. Depois, foi rebatizada de Jules Rimet, em homenagem ao francês presidente da Fifa e criador da Copa do Mundo. A Jules Rimet, conquistada definitivamente pelo Brasil depois do tricampeonato, em 1970, foi furtada em 1983 na sede da CBF, no Rio.

A Taça Copa do Mundo da Fifa foi criada logo em seguida à entrega da Jules Rimet ao Brasil.

O troféu é feito de ouro 18 quilates, mede 36,5 centímetros e pesa 5 quilos.

Ao contrário da Jules Rimet, o troféu atual não será jamais entregue em definitivo a uma seleção. Os vencedores nos mundiais ficam com o troféu por quatro anos. Depois, devolvem a peça e recebem uma réplica da Fifa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página