Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Saudoso Pacaembu

Corinthians encara o Flamengo em seu último jogo no estádio antes de inaugurar o Itaquerão; partida número 1.687 terá homenagens

ALEX SABINO DE SÃO PAULO

Não é uma despedida de fato. O Corinthians vai voltar a jogar no estádio do Pacaembu no futuro.

Mas a algumas semanas da abertura de seu estádio próprio, o Itaquerão, o clube resolveu fazer festa para celebrar o adeus ao local que foi sua casa por boa parte dos 74 anos de existência do estádio.

O rival será o Flamengo, às 16h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

"É um momento especial, já que se trata de uma despedida. E contra um grande adversário. Queremos presentear os torcedores com a vitória", disse o técnico Mano Menezes, campeão paulista de 2009 com o Corinthians no Pacaembu.

A festa acontece justamente no dia do aniversário de abertura do estádio, inaugurado em 27 de abril de 1940.

O último título conquistado pela equipe no local foi a Recopa do ano passado, contra o São Paulo. Mas o grande momento no campo foi o fim do jejum da Libertadores. Em 2012, o time bateu o Boca Juniors e foi campeão do torneio pela primeira vez.

No total, o clube fez oito festas de títulos no estádio.

"Tenho muito carinho por esse campo porque a conquista da Libertadores também foi um dos grandes momentos da minha carreira. E era o meu começo no Corinthians", diz o goleiro Cássio.

MUDANÇAS

A primeira partida no Itaquerão será em 18 de maio (domingo, às 16h), contra o Figueirense. É considerado o grande teste da nova arena antes da abertura da Copa do Mundo, dia 12 de julho.

A diretoria não descarta, logo depois do Mundial, voltar a usar o Pacaembu esporadicamente. Mas não será mais "a casa" da equipe.

Para comemorar a despedida, o clube preparou uma série de homenagens. A camisa usada pelos jogadores terá a imagem do estádio estilizada e terá a mensagem "Obrigado, Pacaembu". Um bandeirão lembrando a importância do local para o clube foi preparado.

O volante Elias, principal reforço para o Brasileiro, será reapresentado aos torcedores, mas ele só poderá estrear depois da Copa.

O time vai entrar em campo ao som de "Saudosa Maloca", samba de Adoniram Barbosa. A letra fala sobre a saudade do antigo lar e Barbosa, embora tenha nascido em Valinhos (interior do estado), é considerado compositor tipicamente paulistano.

Sem a presença constante do Corinthians, o futuro do Pacaembu está indefinido. A Secretaria de Esportes de São Paulo chegou a oferecer o estádio ao Santos, mas não obteve resposta até agora.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página