Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vista disputada

Emissoras de TV alugam estúdios e utilizam cartões-postais do Rio como cenário durante a Copa

FABIO BRISOLLA DO RIO

Na Ilha Fiscal, o canal SporTV vai montar um estúdio transparente no formato de uma bola de futebol.

A praia de Copacabana será pano de fundo para as transmissões da ESPN americana, da inglesa BBC Sport e das alemãs ARD e ZDF.

TV Globo e ESPN Brasil já reservaram imóveis no bairro da Tijuca, zona norte, com vista para o Maracanã.

Nos últimos meses, emissoras brasileiras e estrangeiras buscam espaços para montar estúdios com vista para os principais pontos turísticos da cidade.

Os canais concentram suas escolhas no entorno do Maracanã ou na orla da zona sul, principalmente na praia de Copacabana, onde está prevista a Fan Fest --área aberta ao público onde os jogos são exibidos em um telão.

Em um ponto mais remoto no mapa das transmissões ficou o SporTV, canal de esportes da Globosat, que vai ancorar sua cobertura jornalística na Baía de Guanabara, em um estúdio na Ilha Fiscal.

Do local, é possível observar vários cartões-postais da cidade, como a ponte Rio-Niterói, o Pão de Açúcar e até mesmo o Cristo Redentor.

"Será um estúdio rotatório. Assim, teremos diversas opções de cenário", disse Raul Costa Júnior, diretor-executivo do SporTV.

PÉ NA AREIA

Desde março, a Prefeitura do Rio monta uma estrutura metálica sobre uma das pistas da avenida Atlântica, em Copacabana, que vai abrigar dez estúdios de televisão com vista panorâmica da praia.

O governo investiu R$ 3 milhões no espaço de 1.620 metros quadrados que será cedido à Fifa. A entidade, por sua vez, vai vender as áreas para emissoras de TV.

A estrutura terá dois andares, com seis estúdios de 72 metros quadrados e quatro de 108 metros quadrados, todos de frente para a orla.

Leonardo Maciel, presidente da empresa municipal Rio Eventos, justificou o gasto para melhorar a transmissão das TVs estrangeiras.

"A imagem do Rio vai ser divulgada pelo mundo inteiro por essas emissoras. É uma exposição importante para a cidade. Não há nem como contabilizar quanto valeria essa visibilidade."

A BBC Sport é uma das emissoras com espaço reservado na área da Fifa. Procurada pela Folha, a entidade não informou os valores cobrados por cada estúdio.

OUTRAS VISTAS

A prefeitura demarcará 13 pontos estratégicos da cidade, onde disponibilizará segurança e infraestrutura para transmissões com fundo livre e visual de cartão-postal.

ZDL e ARD, as duas principais emissoras públicas da Alemanha, optaram por alugar um apartamento numa esquina da avenida Atlântica, a poucos metros do espaço de transmissão da Fifa.

No mesmo perímetro vai ficar a base da ESPN dos EUA, que alugou o Clube Marimbás, ao lado do Forte de Copacabana, na beira da praia.

Já a ESPN Brasil vai ficar em um apartamento com vista para o Maracanã.

"Também teremos a opção de usar o Marimbás para chamadas ao vivo, mas nossa equipe ficará concentrada no estúdio do Maracanã", explicou João Palomino, diretor de jornalismo da ESPN Brasil.

O estúdio principal da TV Globo também terá o estádio ao fundo. Um imóvel na Tijuca já foi selecionado para a montagem desta estrutura.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página