Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bósnia anuncia convocação de 'anti-Messi'

COPA Única seleção estreante é 1ª a divulgar lista e aposta em jogador que atua na Hungria para parar argentino

ELIANO JORGE DE SÃO PAULO

Ele tem 21 anos e joga no obscuro futebol húngaro. Não atua na sua seleção desde novembro de 2012. Só a defendeu em sete partidas e, por 90 minutos, uma única vez.

Mas o técnico Safet Susic demonstrou confiança em Muhamed Besic e, ao divulgar os convocados da Bósnia-Herzegóvina para a Copa, o apontou como o único de seus atletas capaz de parar o argentino Messi na estreia, no Maracanã, em 15 de junho.

Os bósnios enfrentam a Nigéria, em Cuiabá, no dia 21, e o Irã, em Salvador, no dia 25.

Besic, que atua como lateral direito, zagueiro e volante, se tornou o mais jovem atleta a defender a seleção bósnia, em 2010, aos 18 anos.

Nascido na Alemanha e filho de bósnios, Besic jogou no Hamburgo e foi para o Ferencvaros, da Hungria. Além dele, outros cinco convocados nasceram fora da Bósnia: Kolasinac e Misimovic também na Alemanha; o capitão Spahic e Mujdza na Croácia; Hajrovic na Suíça.

Outros dez selecionados deixaram o país durante sua juventude por causa da guerra de independência, entre 1992 e 1995, ou da crise econômica que resultou dela.

Uma das seis repúblicas que formavam a Iugoslávia, a Bósnia não teve a separação inicialmente aceita pela Sérvia. Também ficaram independentes Croácia, Eslovênia, Macedônia e Montenegro. Mais de 100 mil pessoas morreram devido aos combates na Bósnia. No mínimo um milhão de cidadãos se refugiaram em outros países.

Não é à toa que dez dos jogadores chamados por Susic defenderam outras seleções nas categorias de base: Canadá, Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Croácia, Iugoslávia, Áustria e Suíça.

CORTE OBRIGATÓRIO

Susic convocou 24 jogadores, um a mais do que haverá na lista final de 2 de junho.

Ele aguarda a recuperação do machucado lateral direito Mujdza, que pode ser cortado. A lista possui só dois atacantes, Dzeko e Ibisevic, ambos titulares. Mas Susic deve escalar só um na estreia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página