Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Felipão lança 'sombras' para os titulares

COPA
Convocação de reservas imediatos para todas as posições abre possibilidades para mudanças na seleção

MARCEL RIZZO DE SÃO PAULO

Ao optar em levar para a Copa Hernanes, e não um quinto atacante, Luiz Felipe Scolari cumpriu o que prometeu após o último amistoso antes da convocação, contra a África do Sul, em março, e levou reservas imediatos para todas as posições.

Apesar de ter no elenco jogadores curingas, como Fernandinho, que atua como primeiro e segundo volante, Felipão e sua comissão técnica decidiram que seria importante não deixar brechas para caso de lesões ou de mudanças de esquemas táticos.

Com cada jogador com sua "sombra", também evita acomodação dos titulares, algo que Carlos Alberto Parreira, hoje coordenador técnico da seleção, viveu na Copa de 2006, quando pouco se discutia a possibilidade de tirar os titulares, a maioria atletas renomados, porque não havia no banco opções equivalentes. O Brasil perdeu da França nas quartas de final.

"Imagino que hoje, 90% do time [titular] que temos trabalhado seja o que vamos ter nesse começo de Copa", disse Felipão após convocar os 23 jogadores, anteontem.

Dez por cento de 11 jogadores que formam um time de futebol é pouco mais de um um, o que poderia indicar que Felipão faria, ou poderia fazer, apenas uma mudança.

Mas o número pode ser maior e a indicação disso é outra resposta dada pelo técnico na quarta-feira.

"Vamos esperar e ver como alguns dos jogadores chegarão para a preparação e só saberemos as reais condições depois dos testes que serão realizados", disse o treinador.

O grupo se apresenta 26 de maio, em Teresópolis, e os primeiros três dias são para esses testes, que apontarão o condicionamento físico e também como estão as lesões dos atletas que conviveram com problemas recentes.

Neymar, o craque do time, não corre risco de perder a vaga, mas teve um problema no pé e tem desfalcado o Barcelona. Oscar, Thiago Silva (tem jogado com o nariz machucado) Marcelo e reservas, como Jô,serão testados para ver como estão suas recuperações.

Além da questão física, há a técnica. Paulinho foi banco em parte da temporada no Tottenham. Oscar, além da lesão muscular na coxa, foi criticado pelo técnico do Chelsea, José Mourinho, pela sua irregularidade.

Até na lateral direita, reduto que sempre pareceu ser exclusivo de Daniel Alves, Felipão abriu concorrência ao chamar o experiente Maicon, 32, em vez de optar por Rafinha. Talentoso e forte fisicamente, Maicon será uma sombra incômoda para Daniel.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página