Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Metrô e arquibancadas adiam teste no Itaquerão

COPA
Novo jogo será contra o Botafogo em um domingo e não mais na quinta

ALEX SABINO DE SÃO PAULO

As arquibancadas provisórias e o transporte dos torcedores fizeram com que o jogo do Corinthians contra o Cruzeiro, na quinta (29), às 16h, deixasse o Itaquerão, como a CBF anunciara na segunda, e voltasse para o Canindé na quarta (28), às 22h.

A Fifa quer que seja realizado um segundo jogo-teste no estádio antes da abertura da Copa, em 12 de junho. A CBF marcou, então, para a arena a partida entre Corinthians e Botafogo, no dia 1º.

No domingo passado, quando o Figueirense venceu o Corinthians por 1 a 0, as arquibancadas provisórias não foram usadas. A Fifa considera inadmissível que o Itaquerão não seja testado em todos os setores antes do Mundial.

Para o jogo contra o Cruzeiro, também havia preocupação da entidade e do clube quanto à saída dos torcedores. A partida seria às 16h de uma quinta-feira, dia útil. E ainda teria que correr atrás de um laudo dos bombeiros.

A greve de motoristas de ônibus em São Paulo nesta semana e as aglomerações em estações de metrô também preocuparam a Fifa.

Os torcedores sairiam do estádio por volta das 18h. Grande parte deles usando metrô na linha leste-oeste, em horário de pico.

FERIADO

A abertura da Copa, entre Brasil e Croácia, está marcada para as 17h. Mas será feriado em São Paulo.

Com a mudança de data, a Fast, empresa encarregada pela instalação das arquibancadas provisórias, ganha três dias para finalizar o serviço.

Testes de carga e dinâmica na estrutura serão feitos no fim de semana.

A ideia é que, em 1º de junho, o Itaquerão receba até 50 mil pessoas. Durante o Mundial, serão 68 mil.

"É vital para os organizadores que todas as instalações sejam testadas nas reais condições de jogo, incluindo o uso dos assentos temporários", afirmou a Fifa.

Pela tabela, o Botafogo jogaria em casa contra o Corinthians. A entidade inverteu o local do jogo, e os cariocas terão mando no segundo turno.

O Corinthians já conversa com a Fast para que as arquibancadas provisórias fiquem até o fim do Brasileiro, em dezembro. O clube quer aproveitar para arrecadar mais nas bilheterias enquanto o estádio for uma novidade para a torcida.

Sem as arquibancadas provisórias, a capacidade da arena é de 48 mil pessoas. Existe até a ideia de mantê-la no estádio até o final de 2015. Pelo plano inicial, elas seriam retiradas após a Copa.

Para saldar a dívida do estádio, o Corinthians terá de pagar R$ 750 milhões.

Segundo o diretor de finanças, Raul Corrêa da Silva, serão necessários sete anos para quitar o débito. A estimativa do dirigente é que a arena gere R$ 200 milhões por ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página