Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Média de gols de Fred é melhor com Felipão

COPA
Atacante faz 0,75 gol por jogo, número superior ao de Neymar e mais do dobro do que fazia com Mano Menezes

DOS ENVIADOS A TERESÓPOLIS

Fredgol é a logomarca do site oficial do camisa nove do Brasil na Copa e também o nome usado em sua conta oficial na rede social Twitter.

Esse apelido faz mais sentido na seleção brasileira desde que Luiz Felipe Scolari reassumiu o time, em dezembro de 2012.

Com Felipão, Fred, 30, ganhou a titularidade, que ele só começava a ter no final do mandato de Mano Menezes, e tem média de gol no Brasil superior até a de Neymar, o jogador convocado para o Mundial que mais marcou pelo Brasil (30, contra um total de 16 anotados por Fred).

O centroavante titular faz sob a gestão Scolari 0,75 gol por partida (nove em 12 jogos), enquanto Neymar fez 0,65 (13 em 20).

A média atual de Fred é mais do dobro do que fazia sob Mano Menezes, técnico de 2010 a 2012, e quase quatro vezes a que tinha na era Dunga, o chefe de 2006 a 2010 e que poucas chances deu ao atacante, que era um dos reservas de Carlos Alberto Parreira no Mundial de 2006.

"Não penso em artilharia", disse o atacante ao se apresentar em um hotel do Rio, na segunda-feira (26).

ALTOS E BAIXOS

Fred foi convocado pela primeira vez para defender o Brasil em abril de 2005, por Parreira. Era um jogo festivo, no Pacaembu, contra a fraca Guatemala, que serviu de despedida para Romário.

Ele entrou no segundo tempo no lugar de Robinho, mas passou em branco.

Fred tinha 22 anos em 2005 e atuava pelo Cruzeiro, até hoje o clube pelo qual teve a melhor média de gol, quase 0,80 por partida.

Ainda em 2005, marcaria o primeiro gol pela seleção em novembro, e foram dois num jogo só, na vitória de 8 a 0 sobre os Emirados Árabes, em Abu Dhabi.

Ali começava sua caminhada rumo à Copa de 2006.

Naquele Mundial, jogou pouco, mas fez um gol, contra a Austrália, na segunda partida da seleção. A Copa acabaria com a derrota para a França nas quartas.

Saiu Parreira, entrou Dunga, e Fred caiu em desgraça. Foram só cinco jogos com o treinador que comandou a seleção em 2010, na África do Sul, muito por causa de lesões que o atrapalhavam.

Com Mano Menezes, Fred jogou mais --dez vezes--, mas pouco como titular. Isso é uma das explicações da melhora de sua média de gol com Felipão, já que tem mais minutos em campo.

Outra explicação é o esquema tático do atual treinador, que coloca Fred como "o" seu atacante. Neymar, que tem faro de artilheiro, faz uma linha de três mais recuada, com Oscar e Hulk. São três jogadores trabalhando para Fred ser o artilheiro, o que já deu certo na Copa das Confederações.

Com cinco gols, foi artilheiro junto com Fernando Torres. Só não levou a chuteira de ouro porque o espanhol venceu o desempate, que foi de passes para gol. (BI, MR E SR)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página