Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Gana fez acordo para armar jogos, diz jornal

Empresa escolhia árbitros que interferiam nos resultados de amistosos, segundo diário britânico 'Telegraph'

DE SÃO PAULO

O presidente da Associação de Futebol de Gana, Kwesi Nyantakyi, concordou em assinar contratos para a realização de amistosos da seleção de seu país em que uma empresa, mediante pagamento, poderia escolher os árbitros.

Com isso, o resultado poderia ser arranjado de acordo com a vontade de apostadores, segundo o diário britânico "Telegraph".

A denúncia está na edição desta segunda-feira (23) e é resultado de investigação de seis meses. O jornal usou repórteres disfarçados de empresários que desejavam realizar partidas com resultados pré-arranjados.

Cada amistoso renderia para a federação de Gana cerca de R$ 400 mil.

"Você tem de dar também aos árbitros alguma coisa. Eles vão trabalhar bastante para você", chegou a pedir o chefe-executivo da associação, Obed Nketiah.

A escolha de juízes para jogos, mesmo que amistosos, feito por empresas, é proibida pela Fifa. A negociação foi intermediada por Christopher Forsythe, um agente Fifa, que alegou poder arranjar resultados no futebol ganês e em outros países.

Na semana passada, três pessoas foram condenadas na Inglaterra pela tentativa de corromper partidas de futebol para ganhar dinheiro com apostas.

Os empresários de Singapura Chann Sankaran e Krishna Sanjev Ganeshan foram sentenciados a cinco anos de prisão. O ex-jogador Michael Boateng a 18 meses.

Gana está no Grupo G da Copa do Mundo, ao lado de Alemanha, EUA e Portugal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página