Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cristiano Ronaldo fracassa em seu último ato na Copa

Atacante marca na vitória de Portugal, mas time é eliminado do torneio no saldo de gols

FILIPE COUTINHO DE BRASÍLIA LUCAS SAMPAIO DE CAMPINAS

Cristiano Ronaldo até que tentou. Mas o esforço feito pelo atual melhor jogador do mundo foi insuficiente para garantir um lugar para os portugueses nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Sem condições físicas, a atuação do atacante na primeira fase do Mundial não esteve à altura do frisson que causou durante as semanas em que esteve no Brasil.

A estrela portuguesa acabou engrossando a lista dos melhores do mundo que não conseguem brilhar em Copas.

Em sua passagem relâmpago por Campinas (a 93 km de São Paulo), onde os portugueses se prepararam para o torneio, Cristiano Ronaldo mobilizou multidões.

Tudo girava em torno do atacante: 20 mil pessoas nos treinos abertos e forte esquema de segurança, com direito a escolta de helicóptero, policiais e militares.

Nas entrevistas, independentemente do entrevistado, só se falou do atacante e de sua condição física.

Do pouco que Portugal fez na Copa do Mundo, quase tudo passou pelos pés dele, mas não foi o suficiente.

O time pagou o preço da goleada sofrida dos alemães e foi eliminado da competição no saldo de gols.

Assim, o atacante se junta a outros melhores do mundo num ano de Copa que fracassaram: Messi (2010), Ronaldinho Gaúcho (2006), Figo (2002), Ronaldo (1998) e Roberto Baggio (1994).

Na partida desta quinta (26), Portugal e Gana perderam para os próprios erros e acabaram caindo juntos.

Os dois times precisavam vencer e ainda torcer para que Alemanha e EUA não empatassem. Os alemães fizeram a parte deles. Cristiano Ronaldo não conseguiu.

No ato final, o atacante tentou de tudo contra Gana: contra-ataque, lançamento, passe, drible, chute, cabeçada e falta. Nada dava certo.

Na melhor chance da partida até então, o goleiro Dauda fez uma defesa incrível. Comemorou com a torcida como se fosse um gol.

ÚNICO GOL NA COPA

Mas o mesmo Dauda, no segundo tempo, tirou a bola como se fizesse um passe de vôlei, na frente do melhor do mundo. Foi o único gol de Cristiano Ronaldo na Copa.

E ele teve pelo menos três chances claras para ampliar o placar, mas desperdiçou todas, algo imperdoável para o time que precisava golear para passar para as oitavas.

Após a partida, Cristiano Ronaldo foi obrigado a seguir o protocolo da Fifa. Posou para foto sorrindo e teve de falar com a imprensa por ter sido escolhido o melhor da partida. Atrasado, não respondeu a perguntas.

"Tentamos ganhar, tivemos muitas oportunidades. Demos o nosso melhor. Sabíamos que era uma tarefa complicada. Mas o que fica no final é que era possível pelo número de oportunidades que criamos. Saímos de cabeça erguida", disse.

O melhor do mundo preferiu o silêncio na zona mista, caminho entre o vestiário e o ônibus. Aquele era o último momento de Cristiano Ronaldo como participante da Copa do Mundo no Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página