Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

É necessário reformular tudo, dizem ex-campeões

Piazza pede humildade para parar e repensar; já Pelé diz que 'futebol é caixa de surpresas'

DE SÃO PAULO

A derrota humilhante do Brasil para a Alemanha pode (ou deve) ser o ponto de partida para uma reformulação do futebol brasileiro, segundo ex-campeões mundiais.

"A gente tem que ter humildade, precisamos dar uma parada e repensar o futebol brasileiro, não só dentro das quatro linhas mas fora delas também", disse o ex-volante Wilson Piazza, campeão com o Brasil na Copa de 1970.

"Hora de pensar em reformulação do nosso futebol. Parece fácil falar depois de uma derrota dessas, mas é a verdade", escreveu no Twitter o volante Gilberto Silva, campeão mundial em 2002 com Luiz Felipe Scolari.

O ex-zagueiro Edinho, que disputou três Copas (1978, 82 e 86), disse que a derrota não é resultado apenas do jogo.

"As coisas têm de mudar há muito tempo. Futebol não é grupinho, não é fechar grupo, futebol é futebol."

Para ele, o resultado foi "uma tragédia total, com pessoas despreparadas dentro e fora de campo". "Eu não vejo mudança a curto prazo. Precisa mudar toda a estrutura do futebol brasileiro."

O ex-atacante Pepe, bicampeão com a seleção em 1958 e 1962, disse que a derrota tem de ser atribuída a toda a seleção. "É culpa de todo o mundo, da comissão técnica, dos jogadores", afirmou.

Para o ex-goleiro Waldir Peres, que defendeu o Brasil na Copa de 1982, "vai haver uma cobrança muito grande para que tenha mudanças". "Mudar aquilo que precisa ser mudado no nosso futebol. A gente tem que voltar ao nosso toque de bola", defendeu.

Para o ex-treinador Valdir Espinosa, campeão mundial de clubes com o Grêmio em 1983, não adianta buscar um só culpado. "Temos que encarar de frente os problemas, a partir daí que a gente melhora. A derrota do Brasil não aconteceu hoje. A seleção brasileira é reflexo do futebol brasileiro e o futebol brasileiro não é nada faz tempo."

Maior campeão com o Brasil em Copas (três títulos), Pelé preferiu dar parabéns à Alemanha e dizer que o Brasil vai buscar o hexa na Rússia, em 2018. "Sempre digo que futebol é uma caixa de surpresas. Ninguém no mundo esperava esse resultado."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página