Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Saiba mais

Parreira esteve em seis Copas como treinador

DE SÃO PAULO

Carlos Alberto Parreira, 71, é recordista em participações em Copas como treinador. Campeão com a seleção brasileira em 1994, esteve em seis Mundiais como técnico.

Em 1970, quando a seleção foi tricampeã sob o comando de Zagallo, Parreira era o preparador físico do time.

Dirigiu o Kuait em 1982, os Emirados Árabes Unidos em 1990, a Arábia Saudita em 1998 e a África do Sul em 2010. Esteve em sua segunda Copa como técnico do Brasil em 2006, na Alemanha.

Nascido no Rio, filho de militar, Parreira se formou em educação física pela Universidade Federal do Rio em 1966. Começou como preparador físico do São Cristóvão até ser indicado pela CBD (Confederação Brasileira de Despostos) para ser técnico da seleção de Gana.

No Brasil, treinou, os times do Fluminense --com o qual foi campeão brasileiro em 1984, após assumir a equipe nas últimas rodadas-- Bragantino, Atlético-MG, Santos, Internacional, São Paulo e Corinthians.

Nos anos 90, também dirigiu o Valencia da Espanha e o Fenerbahçe da Turquia.

A seleção brasileira Parreira assumiu pela primeira vez em 1983, substituindo Telê Santana, mas ficou apenas um ano no cargo.

Voltaria para ganhar seu título mais importante, a Copa de 1994, quebrando assim um jejum do Brasil de 24 anos sem ganhar um Mundial.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página