Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Jogo no Rio comemora os cem anos da seleção, sem a seleção

ADRIANO BARCELOS DO RIO

Em partida comemorativa aos cem anos da seleção brasileira, o time sub-23 do Fluminense enfrentou o Exeter City, da quarta divisão do futebol inglês, na manhã deste domingo (20), no estádio das Laranjeiras, zona sul do Rio.

O centenário era da seleção, mas a aniversariante não compareceu. E nenhum representante da CBF, a entidade máxima do futebol brasileiro, prestigiou a partida que marca a data histórica.

Em 21 de julho de 1914, o Exeter City enfrentou um combinado de jogadores de Rio e São Paulo, em jogo reconhecido pela própria CBF como o inaugural da seleção. A CBF publicou texto em seu site recuperando a história da partida inaugural, sem mencionar o jogo nas Laranjeiras.

O jogo da manhã deste domingo foi descrito como "a realização de um sonho" por parte dos ingleses. O Exeter City é um time sem grandes glórias no futebol, mas que se orgulha, e muito, de ter sido o primeiro adversário da seleção na história.

"Estamos aqui como quem faz uma peregrinação. Crescemos ouvindo a história de que o Exeter City enfrentou a seleção brasileira. É um sonho", descreveu o aposentado Brian Ingersent, 62, um torcedor no grupo de 160 ingleses que vieram ao país para ver a equipe encarar o Flu.

Ingersent declarou que por dois anos se planejou e guardou dinheiro para ver o jogo --um insosso 0 a 0. A torcida também ficou devendo: pouco mais de 500 tricolores, além do grupo de ingleses.

Quem chegou mais cedo à sede do Fluminense, contudo, pôde ver exposta a bola do primeiro jogo da seleção.

Ricardo Calçado, sócio da empresa que organizou o evento, disse que a ideia de trazer o Exeter de volta às Laranjeiras começou em 2004, no centenário do time inglês. A organização do jogo consumiu três anos, e ele afirmou que "a CBF foi convidada".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página