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Comitê quer ampliar venda de ingressos VIP para a Olimpíada

RIO-2016
Pacotes destinados a patrocinadores do evento darão acesso privilegiado a arenas

ITALO NOGUEIRA DO RIO

O comitê organizador da Olimpíada do Rio quer ampliar a venda de pacotes de hospitalidade para os Jogos. A decisão foi tomada após a Copa do Mundo, que teve sucesso na comercialização de entradas VIPs.

O plano da Rio-2016 é oferecer os ingressos para patrocinadores do evento. Esse tipo de pacote não é tradição nas competições olímpicas.

"Não é uma tradição tão grande no mundo olímpico. A Copa confirmou que o pacote de hospitalidade é um produto de excelente procura", disse o diretor comercial do comitê, Renato Ciuchini.

Em Londres-2012, os patrocinadores tiveram direito ao pacote apenas no Parque Olímpico. A intenção do comitê organizador da Rio-2016 é que VIPs tenham acesso privilegiado a todas as arenas.

A venda dos 8,8 milhões de ingressos para os Jogos Olímpicos de 2016 começará no primeiro semestre de 2015. O formato da venda só será divulgado no mês que vem. O bilhete mais barato deverá custar cerca de R$ 67. A estimativa do comitê é arrecadar R$ 1 bilhão com a comercialização dos tíquetes.

No caso dos pacotes de hospitalidade, contudo, não haverá venda avulsa. A negociação será direta com os patrocinadores. A intenção é ampliar a arrecadação com os parceiros, diversificar as fontes de receita e atingir a estimativa de R$ 7 bilhões.

A principal fonte de receita do comitê são os patrocínios locais. A entidade espera arrecadar R$ 3,5 bilhões com os apoios para os Jogos Olímpicos de 2016, metade de todo o orçamento.

O valor é superior ao de Londres, que arrecadou R$ 2,7 bilhões com patrocínios específicos para os Jogos de 2012. Os apoios locais na edição inglesa representaram 35% do orçamento total, de R$ 7,6 bilhões.

"O programa olímpico no Brasil atraiu muito a atenção das empresas. Talvez por ser a primeira Olimpíada na América do Sul, dificilmente vai retornar nas nossas vidas. Na Europa sempre tem. São mercados vizinhos. Aqui é uma oportunidade única", disse Ciuchini.

Segundo o comitê, cerca de 70% da estimativa de arrecadação com patrocínios locais já foi contratada. A entidade ainda negocia com novos apoiadores para o evento.

Além dos patrocínios locais, o comitê tem como receitas repasse do COI (Comitê Olímpico Internacional), patrocínios globais, licenciamentos e venda de ingressos.


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