Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fifa prevê reconhecer títulos mundiais de clubes brasileiros

FUTEBOL Além de acatar pedido do Palmeiras sobre 1951, entidade deve beneficiar times como São Paulo

ALEX SABINO MARCEL RIZZO DE SÃO PAULO

É bastante provável que a Fifa reconheça diversos clubes como campeões do mundo nos anos anteriores a 2000, quando a entidade organizou o seu primeiro Campeonato Mundial.

A iniciativa deve beneficiar clubes brasileiros como Santos, São Paulo e Flamengo.

Por ora, só há confirmação de um pedido antigo do Palmeiras. Neste sábado (9), na Suíça, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse ao jornal "O Estado de S. Paulo" que o clube terá o reconhecimento que pedia havia oito anos.

"O Palmeiras, naquela época, foi o campeão do mundo de clubes", disse Blatter.

A proposta, porém, é bem mais ampla do que apenas reconhecer o título palmeirense, conforme apurou a Folha.

Alguns clubes receberão certificados que os declaram campeões do mundo à época em que venceram torneios de alcance internacional, como a Copa Intercontinental.

Mesmo assim permanecerá a diferenciação entre esses títulos e aqueles de 2000, do Corinthians, e a partir de 2005, quando o Mundial de Clubes no formato atual passou a ser disputado anualmente, que continuarão com a chancela de terem sido organizados pela Fifa.

A Folha apurou que o critério para a concessão dos certificados ainda é tema de debate na entidade, mas que a proposta certamente inclui os clubes que ganharam a Copa Intercontinental.

No Brasil, por décadas, esse torneio foi conhecido como Mundial e confrontava os campeões sul-americano e europeu e foi disputado de 1960 a 2004.

Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo seriam os brasileiros, enfim, reconhecidos pela Fifa por esses títulos.

Meses atrás, a entidade informou aos clubes que estava aberta para receber pedidos para que torneios disputados antes de 2000 fossem considerados como mundiais. O reconhecimento do Intercontinental integra esse projeto da Fifa.

À primeira vista, não há um efeito prático na iniciativa --trata-se, sobretudo, de questão de prestígio, ou seja, mais um ingrediente para as discussões entre torcedores.

PALMEIRAS EM 1951

O Palmeiras pede desde 2006 que o título da Copa Rio de 1951 seja considerado como mundial. Em um dossiê preparado nessa época, o principal argumento do clube era que o então secretário-geral da Fifa, o italiano Ottorino Barassi, havia sido enviado ao Brasil para acompanhar a competição.

Participaram Palmeiras e Vasco e equipes de seis países da Europa e América do Sul. O clube deve anunciar a decisão da Fifa em 26 de agosto, quando faz 100 anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página