Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Uefa investiga dirigente italiano por frase racista

EUROPA
Presidente de federação disse que quem 'comia banana' tira espaço de jovens locais

DE SÃO PAULO

A Uefa abriu uma investigação disciplinar contra o novo presidente da FIGC (Federação Italiana de Futebol), Carlo Tavecchio, por comentários racistas feitos durante sua campanha eleitoral para a presidência da entidade.

Tavecchio relacionou a dificuldade de renovação da seleção italiana ao espaço que é dado pelos clubes do país a jovens estrangeiros.

"Na Inglaterra, eles identificam os jogadores que podem fazer parte da base pelo profissionalismo. Mas aqui [na Itália], chega um Opti Poba' [jogador fictício criado pelo próprio Tavecchio], que antes comia banana, e agora já é titular da Lazio", afirmou.

O cartola, que foi eleito presidente da federação no dia 11 de agosto, disse "respeitar a decisão da Uefa de investigá-lo". "Nós já esperávamos, e estou certo que vou poder explicar tanto o meu erro quanto as minhas intenções", disse Tavecchio.

Ele já havia se desculpado publicamente pela declaração. "Eu adotei três crianças africanas, tenho uma cooperativa lá e construí dois hospitais", afirmou o dirigente.

A polêmica fez um grupo antirracismo da Itália enviar à sede da FIGC um cesto de bananas. O bilhete era assinado por "Opti Poba".

Um dos principais jogadores da Azzurra na atualidade, o atacante Mario Balotelli, é negro e tem origem africana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página