Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Clube tem que ser castigado por não educar torcida, diz professor

EDUARDO OHATA DE SÃO PAULO

A punição ao Grêmio é justificada porque o clube não fez nada para impedir o comportamento racista de seus torcedores. É o que defende Adilson José Moreira, professor de direito da FGV, com doutorado em Harvard, sobre o episódio de racismo.

"Não sei se é válido o argumento do clube de que está isento de culpa por ter ajudado a identificar os torcedores racistas", explica Moreira, 41.

"Os clubes mantêm relação direta com as torcidas. Não é verdade que chegam a dar dinheiro às organizadas? Os clubes deveriam trabalhar para que torcedores demonstrem respeito ao próximo".

O advogado lança mão de uma comparação, comum ao dia a dia das famílias, para explicar seu ponto de vista. "O pai que não passa valores morais ao filho e só atua de forma punitiva é fracassado."

"As pessoas geram violência, de forma direta ou indireta, e depois não querem assumir a culpa. Ou se escondem por trás de medidas que creem que as irão eximir."

Ele cita o episódio no qual reencontrou o pai de um amigo de infância que contou que o filho está preso por ter chutado a barriga da mulher, grávida de sete meses --ela e o bebê morreram.

"O pai disse, não sei como foi acontecer'. Mas quando meu amigo era menor o pai fazia comentários preconceituosos sobre mulheres. Ele é, sim, culpado da situação do filho."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página