Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pela 1ª vez, um asiático vai a uma final de Grand Slam

TÊNIS
Nishikori vence Djokovic e enfrenta croata Cilic na final do Aberto dos EUA

DE SÃO PAULO

Favoritos ao título do Aberto dos EUA, os tenistas Novak Djokovic e Roger Federer foram eliminados na semifinal do torneio neste sábado (6). Em seus lugares, Kei Nishikori e Marin Cilic --estreantes em decisões de Grand Slam-- farão a final na próxima segunda (8), em Nova York.

Número 11º no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o japonês Nishikori derrotou o sérvio Djokovic, primeiro do ranking, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 1/6, 7/6 e 6/3.

Ele é o primeiro asiático a alcançar uma final de Grand Slam na história.

Com 87 vitórias e 69 derrotas na carreira, Nishikori nunca havia chegado a uma semifinal de um dos quatro torneios principais da ATP. Seu melhor desempenho foi em 2012, ao alcançar as quartas do Aberto da Austrália.

A vitória histórica veio no país em que o japonês de 24 anos aprendeu a jogar tênis. Praticante do esporte desde a infância, Nishikori frequentou uma das academias mais famosas dos EUA dedicadas à modalidade, sediada no estado da Flórida.

O atleta asiático é treinado pelo ex-jogador Michael Chang, norte-americano de origem taiwanesa.

O triunfo de ontem já garante ao tenista japonês sua melhor posição no ranking da ATP. Na próxima lista a ser divulgada, ele estará pelo menos na oitava posição.

Não menos surpreendente foi a vitória do croata Marin Cilic (14º do mundo) sobre o suíço Roger Federer (3º do ranking) por 3 sets a 0 (parciais de 6/3 e duplo 6/4), também neste sábado.

Assim como seu adversário na final desta segunda, Cilic nunca havia chegado a uma decisão de torneios Grand Slam. Sua melhor participação ocorreu em 2010, quando alcançou a semi do Aberto da Austrália.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página