Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

CBF não cede e seleção desfalca clubes brasileiros em outubro

AMISTOSOS
Dunga mantém base da 1ª lista; Corinthians e Cruzeiro têm dois convocados cada

BERNARDO ITRI DO PAINEL FC MARCEL RIZZO DE SÃO PAULO

edu será o auxiliar pontual em outubroO ex-atacante do Santos, campeão mundial em 1970 com a seleção brasileira, vai ser o responsável por montar um relatório sobre os treinos e ambiente nos jogos contra Argentina e Japão. Edu, 65, será o segundo a ocupar a função. Contra Colômbia e Equador, em setembro, nos EUA, Mauro Silva, campeão em 94, acompanhou o time.

Em momento decisivo da Série A do Brasileiro e da Copa do Brasil, cinco clubes perderão jogadores para a seleção brasileira nos jogos que o time de Dunga realizará em meados de outubro.

O treinador anunciou nesta quarta (17), no Rio, os 22 convocados para as partidas contra Argentina e Japão, em 11 e 14 de outubro, na Ásia. Sete atletas chamados jogam no futebol brasileiro, em cinco times diferentes --todos também estavam nos dois primeiros amistosos desta nova era Dunga, em setembro.

Cruzeiro, líder da Série A, e Corinthians, que está na briga pelo G-4, tiveram dois jogadores chamados cada - Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, Gil e Elias, respectivamente. O Atlético-MG perderá o atacante titular Diego Tardelli. O Santos, sua referência, Robinho. E o Botafogo, o goleiro titular Jefferson.

Eles não estarão em campo em duas rodadas do Brasileiro (veja acima). No dia 8, por exemplo,haverá Cruzeiro x Corinthians, no Mineirão.

Os jogadores também perderão as partidas de volta das quartas da Copa do Brasil.

"É um início de trabalho e precisamos manter a base para dar confiança aos jogadores", disse o técnico. Dos 22 convocados, somente os laterais Mário Fernandes e Dodô foram novidades com relação aos amistosos de setembro.

VALORIZAÇÃO

Na semana passada, Corinthians e Cruzeiro procuraram a cúpula da CBF para fazer sondagem sobre a possibilidade de não terem atletas chamados para os jogos. O presidente corintiano Mário Gobbi falou pessoalmente com Marco Polo Del Nero, vice e presidente eleito da CBF.

A Folha apurou que a resposta que os cartolas dos clubes receberam foi que é impossível acatar o pedido pois há clubes que querem que seus atletas sejam chamados, para valorizá-los em futuras negociações. Se atletas de Corinthians e Cruzeiro ficassem fora da lista, os de outros times também teriam de ficar.

"Se nós abrirmos exceções, em todas as convocações vamos ter que abrir mão de alguém. Mas é uma democracia. Quem não quiser ter atleta convocado pode enviar uma carta à CBF que não chamamos mais", disse Dunga.

Há anos existe a discussão sobre o calendário brasileiro, que não para seus campeonatos durante as datas Fifa.

A explicação é o inchaço dos torneios, principalmente dos Estaduais no início do ano, que fazem com que quase todas as semanas estejam preenchidas com jogos.

Pelo mundo, os países com calendário mais organizado, como Inglaterra e Alemanha, por exemplo, param seus campeonatos nas datas Fifa.

Dos 32 países que disputaram a Copa, 12 não param, assim como o Brasil --Argentina e EUA, por exemplo.

Os desfalques podem aumentar porque, nesta quinta (18). Alexandre Gallo convocará jogadores sub-21 para amistosos da seleção olímpica em outubro. E seleções estrangeiras ainda farão convocações para a data Fifa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página