Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jogo opõe estreante e veterano da seleção

BRASILEIRO
Recém-convocados por Dunga, Marcelo Grohe e Kaká são estrelas do confronto entre Grêmio e São Paulo

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

O goleiro Marcelo Grohe, 27, ainda estava nas categorias de base do Grêmio quando o meia-atacante Kaká, 32, foi pentacampeão mundial com a seleção, em 2012.

Marcelo Grohe começava a ganhar chances como titular quando Kaká foi eleito o melhor do planeta, em 2007.

Pela primeira vez, eles serão parceiros na seleção brasileira. Ambos irão à Ásia para os amistosos contra Argentina, em 11 de outubro, e Japão, três dias depois.

Mas isso só na próxima semana. Neste sábado (4), o são-paulino e o gremista são adversários diretos por uma vaga no G4 do Brasileiro.

As duas equipes têm o mesmo número de pontos (43). Mas só o time paulista está na zona de classificação para a Libertadores --é terceiro, graças ao saldo de gols, enquanto o rival é quinto, atrás ainda do Atlético-MG.

É por isso que o confronto em Porto Alegre vale tanto para ambos os lados.

Kaká e Grohe são protagonistas dessas campanhas e símbolos dos estilos de jogo que suas equipes praticam, razões que os colocaram na rota do técnico Dunga.

No caso do são-paulino, trata-se de um retorno à seleção. É veterano de três Copas, a última em 2010, vestindo a camisa 10 e com o mesmo treinador de agora.

Fora da seleção havia 19 meses, Kaká foi convocado na sexta (3). Ficou com a vaga do cruzeirense Ricardo Goulart, cortado por conta de um estiramento muscular.

A última convocação tinha sido para amistosos no primeiro semestre de 2013, quando o time nacional estava sob o comando de Felipão.

Apesar de ainda não ter sido chamado por Dunga nessa segunda passagem do técnico pela seleção, o jogador já havia arrancado elogios do treinador, que aprovou o novo estilo do meia: agora arranca menos com a bola e distribui mais as jogadas.

Foi jogando nessa posição que Kaká se tornou o maior articulador do segundo melhor ataque do Brasileiro, com 43 gols em 25 jogos.

"Vou contribuir com parte técnica e com toda a experiência", afirmou, após receber a notícia.

A alegria de Kaká contrastou com as reclamações do presidente Carlos Miguel Aidar, que criticou a CBF por desfalcar o time no Brasileiro. O volante Souza, que recebeu efeito suspensivo e vai enfrentar o Grêmio, também foi convocado.

Já para Grohe, o momento é inédito. O goleiro, que era reserva de Dida no Grêmio no ano passado, recebeu sua primeira oportunidade na seleção porque Jefferson, do Botafogo, teve uma luxação no dedo e é dúvida na excursão.

Ele é o principal nome da defesa menos vazada do Brasileiro, com 14 gols sofridos.

Grohe não levou nenhum gol nas últimas oito rodadas. Se não for vazado novamente contra o São Paulo, completará 838 minutos invicto, a quinta maior sequência da história da Série A.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página