Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

São Paulo sediará etapa da Copa do Mundo de ginástica

2015 Torneio deve acontecer no ginásio do Ibirapuera em abril ou maio

PAULO ROBERTO CONDE DE SÃO PAULO

Depois de um hiato de nove anos, o Brasil voltará a receber uma etapa da Copa do Mundo de ginástica artística.

A Folha apurou que a Federação Internacional de Ginástica já fechou o calendário com as etapas da Copa do Mundo para o ano de 2015, com a inclusão de uma parada em São Paulo.

A organização do campeonato, que reúne os principais ginastas masculinos e femininos do mundo, ficará a cargo da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e de alguns outros parceiros. O custo de organização gira em torno de R$ 200 mil e R$ 500 mil.

Em relevância, a Copa do Mundo fica abaixo apenas dos Jogos Olímpicos e do Campeonato Mundial. Cada etapa tem de dois a três dias de duração, divididos entre eliminatórias e finais, e disputa em todos os aparelhos.

O evento, antiga reivindicação de técnicos e atletas brasileiros, deve acontecer no ginásio do Ibirapuera, na zona sul da capital.

A data, ainda a ser definida, será encaixada entre a primeira semana de abril e a primeira semana de maio.

O Ibirapuera recebeu as últimas etapas da Copa do Mundo realizadas no país, em 2005 e 2006. O Rio de Janeiro também abrigou uma etapa do campeonato, em 2004.

EVENTO ESTRATÉGICO

Em agosto, alguns dos principais ginastas do país, entre eles o campeão olímpico Arthur Zanetti, criticaram falta de eventos internacionais no Brasil, principalmente por faltar menos de dois anos para os Jogos do Rio.

Como um dos objetivos é classificar a equipe masculina pela primeira vez para uma edição olímpica, é consenso que receber um torneio de peso no país é essencial.

Até o próximo dia 13, as seleções brasileiras disputam o Mundial de Nanning, na China, onde tentam encaminhar a classificação para 2016 (leia mais no texto à dir.).

As 24 primeiras equipes nacionais (masculinas e femininas) garantem vaga no Mundial de Glasgow, em 2015. Nessa cidade da Escócia, serão distribuídas oito vagas, em cada sexo, para os Jogos Olímpicos do Rio.

As outras quatro vagas restantes por nação serão disputadas no evento-teste olímpico oficial, em abril de 2016.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página