Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

SÃO PAULO

Após 12 anos, zagueiro do penta retorna ao Brasil de olho na Copa

Lúcio, 34, é apresentado como 'xerife tricolor' e vira trunfo para a Libertadores

Piervi Fonseca/Agif/Folhapress
O zagueiro Lúcio, pentacampeão com a seleção brasileira em 2002, durante sua apresentação no São Paulo ontem
O zagueiro Lúcio, pentacampeão com a seleção brasileira em 2002, durante sua apresentação no São Paulo ontem
FABIO LEITE DE SÃO PAULO

Repisar no gramado do Morumbi em 2013 trará um misto de saudosismo e anseio para o zagueiro Lúcio, 34, apresentado ontem como reforço do São Paulo para as próximas duas temporadas.

Foi na nova casa que o pentacampeão mundial fez a estreia pela seleção brasileira, em 15 de novembro de 2000, com uma vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

Será no campo do São Paulo que Lúcio tentará corresponder ao status de "novo xerife" atribuído pelo clube tricolor e retornar à seleção a tempo de disputar a Copa do Mundo de 2014 -ele esteve nas três últimas edições.

"Meu desejo é o mesmo do dos outros jogadores. A minha vontade e o meu sonho são os mesmos daquele novembro, em que foi aqui no Morumbi o meu primeiro jogo pela seleção", disse Lúcio.

Capitão do Brasil por cinco anos, Lúcio fez 105 jogos vestindo a amarelinha e marcou quatro gols. Na campanha do pentacampeonato de 2002, foi um dos três zagueiros do time do técnico Luiz Felipe Scolari, que reassumiu o cargo em novembro.

"Claro que com a nova comissão técnica eu posso dizer que sei o que eles pensam e o que eu penso. Agora, é preciso mostrar condições dentro de campo para retornar à seleção. Vou respeitar qualquer que seja a decisão", disse o zagueiro.

O último jogo pela seleção foi na Copa América de 2011.

RETORNO

O desejo explícito de voltar para a seleção foi um dos principais motivos que fizeram o jogador retornar ao Brasil após 12 anos atuando no futebol europeu.

Lúcio deixou o Internacional no final de 2000. No velho continente, defendeu Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Inter de Milão e a Juventus, clube com o qual rescindiu o contrato na última segunda-feira.

Entre os 18 títulos conquistados na carreira, além do Mundial de 2002, estão a Copa dos Campeões da Europa e o Mundial de Clubes pela Inter de Milão em 2010.

Para o São Paulo, o "xerife" virou uma alternativa de luxo ao grande sonho de repatriar o uruguaio Diego Lugano. O ídolo do Morumbi deixou o time em 2006, e os altos custos da transação com o Paris Saint-Germain inviabilizaram o negócio.

"Desde junho, a gente tinha um desejo grande de trazer o Lúcio, não só pela qualidade técnica, mas pela liderança", disse o diretor de futebol Adalberto Baptista.

Segundo mais velho do time -Rogério tem 39 anos -, o zagueiro foi contratado para dar experiência na disputa pela Libertadores.

Para repatriar Lúcio, o São Paulo buscou dois parceiros -Visa e Eurobike- para dar benefícios e pagar parte do salário do jogador, que não foi informado mas deve ficar na casa dos R$ 300 mil, teto salarial do clube.

CONDIÇÕES

Em junho, quando havia deixado a Inter, Lúcio foi procurado pelo São Paulo, mas optou pela Juventus.

Em cinco meses no clube de Turim, porém, o zagueiro fez apenas quatro jogos. Incomodado com a situação, rescindiu o contrato para assinar com o time paulista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página