Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Inglaterra

Justiça reabre investigação de tragédia do futebol

Tumulto em partida deixou 96 mortos no fim dos anos 80

DE SÃO PAULO

A Justiça do Reino Unido decidiu reabrir as investigações sobre a maior tragédia da história do futebol do país onde nasceu o esporte.

A ministra do Interior Theresa May anunciou ontem que os incidentes que provocaram a morte de 96 pessoas durante a partida entre Nottingham Forest e Liverpool, pela Copa da Inglaterra, em abril de 1989, no estádio Hillsborough, em Sheffield, serão novamente analisados.

O caso será reaberto após a divulgação em setembro de relatório que mostrou que autoridades britânicas forjaram declarações e fatos para culpar torcedores do Liverpool pela ocorrência da tragédia.

O estudo, feito pelo governo após mais de duas décadas de pressão de familiares de vítimas inconformados, indicou que houve falhas de segurança. E que pelo menos 41 pessoas poderiam ter sido salvas se o resgate tivesse prolongado o atendimento aos torcedores ainda no palco da confusão.

O tumulto em Hillsborough, que também deixou 800 pessoas feridas, começou porque torcedores com ingresso na mão não pôde entrar no estádio.

Esse grupo conseguiu atravessar um dos portões e foi em direção a setores que já estavam com lotação total.

A superlotação do estádio fez com que torcedores fossem pisoteados e esmagados contra os alambrados.

Na época, autoridades policiais divulgaram que a maioria dos torcedores estava embriagada, que tentou invadir o gramado e que até agrediu médicos que ajudavam no resgate das vítimas.

A Justiça britânica aceitou a versão da polícia, considerou as mortes acidentais e decidiu arquivar o processo.

Logo após a divulgação do novo relatório, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, pediu desculpas às famílias das vítimas da tragédia.

"As descobertas do painel independente de Hillsborough foram verdadeiramente chocantes. Estou determinada a ver o quão rápido essas descobertas vão trazer justiça para os 96 torcedores que morreram e as famílias que brigaram tanto por suas crenças", afirmou em um comunicado a ministra do Interior.

A investigação ficará a cargo de um ex-chefe policial, Jon Stoddart, que terá entre outras funções a tarefa de descobrir se a polícia agiu da forma correta no estádio.

"Meu papel é determinar o que exatamente aconteceu no dia do desastre e estabelecer onde estão os traços de culpa [pelo incidente]", afirmou o chefe da investigação.

A tragédia de Hillsborough se tornou um marco na modernização do futebol inglês, que provocou posteriormente a criação da Premier League, o campeonato nacional mais rico do mundo.

Entre as consequências desse desastre está a proibição do uso de alambrados em estádios para separar torcedores do campo de jogo, que se tornou característica do futebol inglês.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página