Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Patrocinadores travam partidas no Brasil

SELEÇÃO Conflitos entre parceiros da CBF e da Fifa devem fazer time nacional mudar data e negociar para jogar

DO ENVIADO A LUQUE

A seleção brasileira pode ser obrigada a trocar datas e estádios em que jogaria no país em 2013 devido a um problema entre parceiros comerciais da CBF e da Fifa.

O Brasil tem pré-agendadas partidas contra a Inglaterra, no dia 2 de junho, no Maracanã (Rio), e ante a França, no dia 9 de junho, no Mineirão (Belo Horizonte).

Ambas as arenas serão usadas na Copa das Confederações, que ocorrerá entre 15 e 30 junho e é o principal evento-teste para a Copa-14.

A partir de 25 de maio, os estádios que receberão jogos ficarão à disposição da Fifa para serem preparados para a Copa das Confederações.

A organização da arena inclui, por exemplo, a colocação de placas estáticas de propaganda ao redor do gramado com as marcas dos parceiros da Fifa.

Com os jogos pré-marcados para junho no Maracanã e no Mineirão, os patrocinadores da seleção entrariam em conflito com os da entidade máxima do futebol.

"Como temos patrocinadores diferentes, isso está dificultando um pouco jogar nesses locais. Mas, contra a Inglaterra, deve ser mesmo no Maracanã", disse o presidente da CBF, José Maria Marin.

Para isso acontecer, porém, o jogo terá que ser adiantado para o final de maio ou a Fifa terá de concordar em ter marcas que não as dela aparecendo no estádio, o que ainda está em negociação.

A Fifa possui 19 patrocinadores para a Copa das Confederações e para o Mundial. A CBF tem 12 parceiros hoje.

Alguns são concorrentes, como a Vivo e a Oi, telefônicas, e as empresas de cartão de crédito Mastercard e Visa.

A CBF não pode realizar seus amistosos sem mostrar com destaque a marca de seus parceiros. Há, em cada contrato, detalhes de como o nome da empresa tem que ser exposto nos jogos e também nos treinamentos do Brasil.

A ideia da CBF e da comissão técnica é também fazer um treino aberto na véspera das partidas nessas arenas, que foram reformadas para a Copa das Confederações e para o Mundial de 2014.

O jogo contra a França deve ocorrer em outro estádio, e não no Mineirão, no dia 9 de junho ou em data próxima. Como o Brasil fará em Goiânia sua preparação para o torneio, é provável que o Serra Dourada seja utilizado.

Um dos pedidos do técnico Luiz Felipe Scolari a Marin é de atuar mais no Brasil para se preparar para a pressão da torcida brasileira.

Na Copa das Confederações, o Brasil jogará na primeira fase em Brasília (contra o Japão), em Fortaleza (México) e em Salvador (Itália).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página