Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

RANKING FOLHA

Após Série B, Corinthians pontua mais que os rivais

Time conquista série de títulos e já está em 4º na lista

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

Em cinco anos, o Corinthians saiu de um rebaixamento para a Série B do Brasileiro para conquistar pela segunda vez um título do Mundial de Clubes da Fifa.

Esse caminho de retomada, que o colocou mais uma vez no topo do planeta, transformou o time paulista no melhor do Brasil no período.

Nem o Santos, turbinado por um craque do quilate de Neymar, ou o Internacional, bancado por um forte investidor como o Grupo Sonda, foram capazes de lhe fazer frente nos últimos tempos.

Entre 2008 e 2012, nenhum clube brasileiro obteve tanto sucesso em campo e, consequentemente, somou tantos pontos no Ranking Folha.

Foram 142 em cinco anos. Reflexo de um título paulista, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e um Mundial, além de um vice estadual e outro da Copa do Brasil.

Santos e Inter, os outros times do país que foram campeões sul-americanos no período, acumularam 117 e 111 pontos, respectivamente.

Só em 2012, ano em que que derrubou o trauma (e as piadas) de ser o único dos grandes paulistas sem uma taça da Libertadores brilhando em sua sala de troféus e que terminou com a vitória sobre o bilionário Chelsea no Japão, o Corinthians colocou mais 75 pontos em sua conta.

O último clube a pontuar tanto numa só temporada foi o São Paulo de 2005. Aquele time, porém, foi melhor: fez 85 pontos, já que somou o Paulista aos feitos repetidos agora pelo seu arquirrival.

A era de ouro corintiana, comandada inicialmente por Mano Menezes e, desde 2010, por Tite (com uma curta passagem de Adílson Batista), fez o time subir no ranking.

A edição 2012 da lista traz os atuais campeões mundiais na quarta colocação, uma acima da temporada anterior, com um total de 822 pontos.

Ou seja, 17,3% de todos os pontos conquistados pelo Corinthians em mais de um século de história foram obtidos depois da ida à Série B.

O Santos foi deixado para trás neste ano. A diferença de 47 pontos que o time de Neymar tinha em relação ao rival em 2011 evaporou e se transformou em 13 pontos de vantagem a favor do paulistano.

O Palmeiras, terceiro no ranking, também já aparece em sua alça de mira. Só nove pontos separam os arquirrivais. Um título paulista (desde que a equipe alviverde não seja vice) basta para que o Corinthians tome o lugar.

E até o posto de clube brasileiro mais vitorioso de todos os tempos já não parece mais um delírio tão distante.

Em 2007, quando foi ao fundo do poço com o descenso e as investigações policiais sobre a parceria com a MSI, o Corinthians estava 201 pontos atrás do líder São Paulo.

Desde então, a diferença caiu quase pela metade. E a equipe alvinegra está a só 109 pontos de chegar ao topo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página