Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Times 'top' patinam e veem ascensão de forças emergentes

RANKING FOLHA
Corinthians e Chelsea derrubam seus estigmas e sobem na lista internacional de clubes

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

Messi, Xavi e Iniesta não conseguiram dar mais que uma Copa do Rei ao Barcelona. O Milan só se afundou mais depois de vender Ibrahimovic e Thiago Silva. E o Real Madrid, de José Mourinho e Cristiano Ronaldo, continua sem conseguir honrar a tradição internacional do clube.

O ano que termina amanhã não foi dos times que ocupam o topo do Ranking Folha do Futebol Mundial, mas sim de forças emergentes que só agora começam a brilhar nos cenários continental e global.

Corinthians e Chelsea, os times que mais pontuaram nesta temporada, encerraram nos 12 últimos meses estigmas que os marcavam e conquistaram os títulos mais importantes de suas histórias.

Consequentemente, escalaram posições na lista produzida pela Folha que conta feitos internacionais de clubes do mundo todo.

O Corinthians acabou com as piadas de ser o único grande paulista sem um troféu da Libertadores na prateleira. De quebra, o time conquistou o Mundial da Fifa pela segunda vez -agora sem argumentos rivais de que se tratava de uma edição-piloto e isolada do torneio, como em 2000.

Os dois títulos fizeram o clube brasileiro saltar da 56ª colocação do ranking de 2011 para o 24º lugar. Em termos de "passaporte internacional" o time alvinegro já não tem mais nada a dever a pelo menos um dos seus maiores rivais, o Palmeiras, com quem aparece empatado na lista.

Já o Chelsea realizou o sonho máximo do seu proprietário, o russo Roman Abramovich, que desde 2003 vinha injetando uma fortuna em contratações de jogadores para transformar a equipe inglesa em uma vencedora da Copa dos Campeões.

Objetivo atingido, e o time de Londres não é mais o de pior posição no Ranking Folha do "Big Four" que reinava na Inglaterra antes da ascensão do Manchester City.

O campeão europeu deixou o Arsenal para trás e aparece em 26º, justamente 26 posições acima do lugar que ocupava no ano passado.

O melhor brasileiro continua sendo o São Paulo. No entanto, nem o título da Sul-Americana evitou que o time do Morumbi perdesse uma posição: caiu para oitavo depois de ser superado pelo Bayern de Munique, vice da Copa dos Campeões, com quem dividia o sétimo posto.

O outro time do país que pontuou em 2012 foi o Santos, número 2 do Brasil no Ranking Folha. A equipe de Neymar somou dez pontos com a conquista da Recopa Sul-Americana, o suficiente para superar Estudiantes e Olimpia e surgir como o 15º melhor time do mundo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página