Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Equipe contou com astros dentro e fora de campo

EM NOVA YORK

Nos anos de glória do Cosmos -meados da década de 1970-, era comum que o público médio dos jogos chegasse a mais de 40 mil pessoas.

E não eram apenas mortais comuns: o músico Mick Jagger, o ator Robert Redford e o boxeador Muhammad Ali foram vistos algumas vezes acompanhando a equipe.

Foi a primeira tentativa, antes da Copa do Mundo de 1994, de popularizar o futebol com os pés na América.

O New York Cosmos foi fundado em 1971 por diretores das duas maiores companhias de entretenimento dos EUA, Warner Brothers e Atlantic Records.

Até acabar com o futebol profissional, em 1985, o clube teve grandes jogadores, como Johan Cruyff, Franz Beckenbauer e George Best.

A maior contratação do clube foi Pelé, que desembarcou em Nova York, em 1975, dizendo: "Agora pode-se dizer que finalmente o futebol chegou aos Estados Unidos".

Dois anos depois, 75 mil pessoas foram assistir à sua despedida do esporte, no estádio dos Giants (equipe de futebol americano), em Nova Jersey, num amistoso contra o Santos -Pelé atuou cada tempo em uma equipe.

"Foi um orgulho ter sido campeão da liga e ter feito o futebol tão conhecido quanto o futebol americano e se tornar o maior esporte nos EUA entre jovens, meninos e meninas", disse Pelé à Folha.

Para ele, a seleção dos EUA está no mesmo nível das outras das Américas, como Brasil e Argentina. "Só falta ser campeã do mundo."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página