Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Felipão troca Ronaldinho por Kaká e projeta time ao seu estilo

SELEÇÃO
Na 2ª convocação, técnico chama 5 volantes e diz que o coletivo é mais importante

SÉRGIO RANGEL DO RIO

Luiz Felipe Scolari colocou a seleção mais ao seu estilo.

Famoso por montar times com forte pegada defensiva, o treinador anunciou que vai mudar o esquema tático da equipe e admitiu que pode deixar de fora um medalhão em nome "do coletivo".

Ontem, ele excluiu o meia Ronaldinho dos amistosos contra Itália, no dia 21, na Suíça, e Rússia, no dia 25, na Inglaterra, mas deu ao veterano Kaká a primeira oportunidade sob o seu comando.

No total, o técnico chamou mais oito jogadores que não participaram do grupo que enfrentou a Inglaterra, no mês passado. Na ocasião, a seleção perdeu para os ingleses, por 2 a 1, em Londres.

"Tenho que definir com os atletas de que forma vamos jogar. Quero fechar algumas posições táticas a partir de agora", afirmou Felipão, acrescentando que não gostou da atitude defensiva do time em Wembley.

No mês passado, o treinador colocou o time em campo com uma formação parecida com a utilizada por Mano Menezes, com Paulinho e Ramires como volantes, e Oscar e Ronaldinho no meio.

Apesar da criatividade dos jogadores da posição, o setor fraquejou na marcação.

"Não quero deixar mais os meus zagueiros no mano a mano. Não os quero mais tão expostos", disse o técnico, que gosta de ver até atacantes ajudando na marcação.

Em 2002, ele decidiu deixar Romário de fora da Copa do Mundo por causa da indisciplina tática do carioca.

Na ocasião, o jogador era destaque do futebol nacional. Ontem, ele mandou um recado para os convocados ao comentar sobre as mudanças táticas que pretende fazer.

"Quem sabe um atleta com mais qualidade não jogará [na seleção] porque o coletivo é mais importante", acrescentou o treinador.

Apesar de ter deixado Ronaldinho fora dos amistosos deste mês, ele garantiu a convocação do jogador do Atlético-MG para a partida contra o Chile, em abril, no Mineirão -em que atuarão as seleções locais. O jogo será o último antes da convocação final para a disputa da Copa das Confederações, em junho.

Diante da Inglaterra, Ronaldinho desobedeceu ao treinador e desperdiçou uma cobrança de pênalti no primeiro tempo. O técnico havia pedido para Neymar cobrar.

"Estou dando aos dois [Ronaldinho e Kaká] as mesmas oportunidades. Porque um foi convocado no primeiro e deve ser convocado no próximo. Com o outro, a mesma coisa. Se eles vão ser convocados no futuro, não sei."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página