Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

San Lorenzo ganha fama com seu torcedor ilustre

ARGENTINA Torcida espera visita do líder da Igreja Católica, o papa 'corvo'

MÁRCIO NEVES ENVIADO ESPECIAL A BUENOS AIRES

Cercado por uma favela no bairro de Baixo Flores, em Buenos Aires, está o centro desportivo San Lorenzo de Almagro. Menos popular que River Plate e Boca Juniors, apesar de seus 11 títulos nacionais, o clube ganhou fama mundial nos últimos dias por ter como sócio Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco.

Após divulgar à imprensa uma imagem com o número do ilustre sócio, a diretoria do clube enviou carta ao Vaticano na qual diz sentir orgulho por ter como torcedor o chefe da Igreja Católica.

"Saibam que, para nós, não é só mais um papa ou o primeiro argentino, latino-americano e jesuíta. É um papa do San Lorenzo ou, como dizem na linguagem do futebol, é o primeiro papa 'corvo' [apelido dos torcedores]", disse Matias Lammens, presidente do clube, que na sexta-feira lançou camisa que homenageia Francisco.

O San Lorenzo, que ontem bateu o Colón por 1 a 0 pelo Campeonato Argentino, tem ligação com a igreja: foi fundado pelo padre salesiano Lorenzo Massa e mantém uma capela no seu centro desportivo. Nela se celebram missas, batismos e até casamentos.

Como arcebispo de Buenos Aires, Bergoglio celebrou algumas missas no local -a última delas ocorreu em 2011.

Há quem acredite que ter um papa como fã ajudará em futuros títulos. "Esperamos que ele reze para que possamos ganhar", diz Juan Carlos Carotti, técnico da base.

VOLTA ÀS ORIGENS

Em março de 2012, mais de 30 mil "corvos" protestaram em frente à Casa Rosada. Pediam de volta o terreno que abrigava o antigo estádio, "tomado" em 1979 pelos militares e que passou a abrigar um hipermercado.

No fim do ano, as manifestações deram resultado, e o clube vai construir uma arena no mesmo local que abrigava o velho Gasômetro, como era conhecido o estádio.

Agora, os sócios do clube já torcem para que o papa Francisco possa participar da solenidade da inauguração do novo estádio, previsto para ser entregue em 2016.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página