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  2014

Marca de cerveja deve batizar arena Fonte Nova

Estádio baiano é um dos 12 palcos da Copa

NELSON BARROS NETO DE SALVADOR

Um ano após discussões para a liberação de venda de bebida alcoólica nas arenas da Copa, um dos 12 estádios do evento deve receber o nome de uma marca de cerveja.

O estádio de Salvador, palco do Mundial que será inaugurado no início de abril,

deverá se chamar Itaipava Arena Fonte Nova, conforme a Folha apurou.

A princípio, o contrato pelos direitos do nome do local seria apenas até 29 de maio, quando a Fifa passará a tomar conta das sedes da Copa das Confederações, entre junho e julho deste ano.

A entidade que gere o futebol mundial é patrocinada pela americana Budweiser e não permite a publicidade de empresas concorrentes durante os seus eventos.

A ação comercial, com valor estimado em R$ 10 milhões, servirá para o Grupo Petrópolis, do Rio de Janeiro -e que controla a Itaipava e outras cinco marcas de cerveja, duas de energético e outras duas de vodca- fortalecer a sua imagem no Estado.

A companhia está instalando uma fábrica em Alagoinhas (a 108 km de Salvador), onde já existe uma unidade da rival Schincariol.

A partida de abertura do estádio, no dia 7, será feita com um jogo entre Bahia e Vitória e ainda terá show de Ivete Sangalo. A expectativa é receber 50 mil pessoas.

Tanto o Grupo Petrópolis quanto as empreiteiras baianas OAS e Odebrecht, que construíram a arena e vão comandá-la por 35 anos, dizem que as negociações estão adiantadas, mas que ainda não se trata de algo oficial.

Para o governo baiano, no entanto, a negociação já é tida como certa.

A arena era um espaço público e se tornou uma PPP (parceria público-privada) em 2009, quando o consórcio entre a OAS e a Odebrecht venceu a licitação do estádio.

O presidente do consórcio, Frank Alcântara, afirma que não vê problema em ter a arena associada a uma marca,"seja ela qual for".

"Porém não vamos descaracterizar o nome Fonte Nova, pois é uma marca forte e deve ser preservada como patrimônio público", afirma.

O Estatuto do Torcedor veta a venda de bebida alcoólica nas praças esportivas do país. A Lei Geral da Copa, sancionada em junho de 2012 pela presidente Dilma Rousseff, liberou a comercialização de cerveja no Mundial e na Copa das Confederações.


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