Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em segundo GP, McLaren já tenta salvar temporada

F-1
Com carro mal desenvolvido, Jenson Button torce pela imprevisibilidade malaia para ter bom resultado

TATIANA CUNHA ENVIADA ESPECIAL A SEPANG

Após bons resultados na pré-temporada, a McLaren não esperava uma decepção tão grande na corrida de abertura do Mundial, na Austrália, no domingo passado.

O nono lugar de Jenson Button e o 11º de Sergio Perez, além do péssimo resultado no treino de classificação -décimo e 15º, respectivamente, a quase três segundos do tempo do pole, Sebastian Vettel-, colocaram a equipe inglesa em estado de alerta.

A partir desta noite, quando acontecem os primeiros treinos livres para o GP da Malásia, a partir das 23h (de Brasília), o time de Woking tentará encontrar soluções para reverter a situação antes que seja tarde demais para lutar pelo campeonato.

"Como as duas primeiras corridas são muito próximas e não temos tempo de trazer grandes novidades da fábrica pela distância, vamos aproveitar este final de semana para tentar aumentar nosso entendimento do carro e de seu comportamento", explicou Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, que fez uma lista dos problemas que o time teve em Melbourne.

"Sofremos com falta de aderência, de consistência, e nosso carro estava saindo muito de frente", afirmou.

Depois de um início de ano promissor em 2012, que começou com vitória na Austrália, a equipe inglesa viu Ferrari e Red Bull a superarem, mas deu mostras de que estava reagindo no final da temporada, com triunfos nas duas últimas corridas do ano (Lewis Hamilton venceu nos EUA, e Button, no GP Brasil).

O grande problema da McLaren, porém, foi na hora de desenvolver seu MP4-28.

Em vez de fazer como a maioria das outras equipes e trabalhar com uma evolução do modelo do ano passado, já que não houve mudanças de regra significativas, a escuderia optou por seguir um caminho diferente.

Para piorar, descobriu-se no fim da pré-temporada que o bom desempenho se deveu a um erro. Uma peça da suspensão foi colocada da forma errada. Corrigida a falha, a equipe não conseguiu mais repetir as performances.

"Honestamente, com o carro que temos agora, com o pacote que estamos usando, este carro não vai vencer nenhuma corrida neste ano", disse Button ainda na Austrália. "Apesar de ter tirado tudo que o carro oferecia, claramente estamos longe de onde deveríamos. Há muito trabalho a fazer", completou.

Apesar do mau momento, o piloto inglês espera contar com a sorte na corrida deste domingo, com largada prevista para as 5h (de Brasília).

"Não acho que teremos grande mudanças no comportamento do carro, mas a única coisa que sabemos sobre a Malásia é que as corridas aqui são imprevisíveis", declarou Button. "Ainda mais com a largada no fim da tarde, isso aumenta a chance de chuva, o que pode transformar a prova numa loteria."

NA TV
Treinos livres do GP da Malásia
23h e 3h SporTV


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página