Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Comportamento

Criança lê notícia

Pesquisa Datafolha mostra que 38 a cada 100 crianças em São Paulo leem notícias

BRUNO MOLINERO DE SÃO PAULO

Numa época em que bebês brincam com tablets antes de aprender a falar e que crianças conversam por meio de redes sociais, o público infantil tem interesse em ler notícia?

Pesquisa inédita do Datafolha mostra que sim. Segundo levantamento feito na cidade de São Paulo, 38% das crianças de seis a 12 anos leem notícias em algum meio de comunicação. Entre elas, 35% se atualizam pelo computador, enquanto 20% leem jornal em papel e 12% veem notícias no tablet (veja dados na página 9).

A "Folhinha" visitou os colégios Porto Seguro, Santi e Mackenzie, em São Paulo, para saber como os alunos leem notícia.

TABLET E JORNAL

Marina Zullo, 9, cujos pais assinam três jornais diferentes, prefere o meio digital. "Leio tudo no tablet. Minha mãe baixou o Flipboard, que é um aplicativo que reúne notícias de um mesmo assunto. Aí não perco tempo", conta.

Para Ana Carolina Garcia, 10, a facilidade do tablet é também o formato. "As folhas de papel são muito grandes e difíceis de virar. Então, eu me atualizo sobre música, teatro e cinema sempre no iPad."

Algumas crianças, porém, preferem o papel. "Leio todas as semanas o caderno de esportes. Só vou para a internet se quero ver algum vídeo. O papel não tem problema de conexão", afirma Caio Rudloff, 9.

Para Mauro Paulino, diretor do Datafolha, o resultado foi uma surpresa. "Achei o número alto. Praticamente não existem pesquisas sobre o tema porque há uma ideia de que criança não se interessa por notícia", diz. "Mas hoje o jovem lê muito. Esse estímulo à leitura o leva a também ler notícias", completa.

A pesquisa foi feita com os pais das crianças, entre 2 e 3 de setembro de 2013. Entrevistou 615 moradores da cidade de São Paulo e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

"Leio o jornal todos os dias, porque não gosto de ficar desinformada. Saber o que está acontecendo me ajuda a conversar com meus amigos."
SOPHIA GRASSI, 10

"Achei o número [de crianças que leem notícias] alto. Há uma ideia de que criança não se interessa por notícia. Mas hoje o jovem lê muito."
MAURO PAULINO, diretor do Datafolha


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página