Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Capa

Tchau, dente de leite!

Entenda por que precisamos trocar a dentição e conheça os tipos de dentes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nosso primeiro dente de leite aparece por volta dos seis meses de vida, quando temos uma boca bem pequena. Dos três aos seis anos, temos 20 dentes de leite na boca.

Nessa idade, os dentes permanentes já estão prontos, dentro da nossa gengiva. Eles "esperam" que nosso corpo cresça o suficiente para poder aparecer. Quando chega essa hora, os dentes permanentes "absorvem" a raiz dos dentes de leite, fazendo com que eles fiquem moles e, depois, caiam.

Por que, então, os dentes não podem crescer pouco a pouco até a gente ficar grande, em vez de serem trocados por outro?

Isso porque a célula que é responsável por fabricar os dentes é diferente daquela que faz os ossos e a pele, por exemplo. Ela constrói o dente com um tamanho específico, dentro da nossa gengiva. Depois, ela não trabalha mais.

Além do homem, quase todos os mamíferos possuem duas dentições. Outros animais, como o tubarão, perdem e ganham dentes várias vezes durante a vida.

(GABRIELA TERENZI)

-

ENTRE 6 E 8 ANOS
É a média de idade em que caem os incisivos (se não for nessa faixa, não é obrigatoriamente um problema). Não há ordem fixa, mas, em geral, os inferiores (de baixo) primeiro e, depois, os superiores (de cima).

ENTRE 8 E 10 ANOS
Normalmente há uma pausa na queda dos dentes.

ENTRE 10 E 12 ANOS
É a faixa média de idade em que caem os caninos, os primeiros molares e os segundos molares. Não é uma regra fixa, mas os inferiores (dentes de baixo) costumam cair antes dos superiores (dentes de cima).

-

Os oito incisivos são responsáveis por cortar os alimentos menos duros, como pães e frutas.

Os oito molares ficam no fundo da boca (são trocados por pré-molares permanentes; depois, mais no fundo, nascem 12 molares, totalizando 32 dentes na fase adulta). Eles trituram os alimentos, para que sejam engolidos.

Os quatro caninos são os dentes mais pontudos da boca e funcionam como presas, ou seja, seguram alimentos mais resistentes, como a carne, para que possam ser rasgados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página