Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bonecos contam histórias clássicas

DA PUBLIFOLHA

A personagem Alice conversa com cartas de baralho, rainhas extravagantes e bichos que falam no País das Maravilhas. Agora a menina aparece em São Paulo no teatro de bonecos do grupo Giramundo, em cartaz hoje e amanhã no Sesc Santana.

Os artistas dessa companhia dão vida aos personagens inventados pelo escritor britânico Lewis Carroll misturando bonecos digitais e reais, com técnicas de animação para o cinema, música e artes plásticas.

Aproveite o passeio para conhecer também a exposição "Uma Volta ao Giramundo", com 52 bonecos de dez espetáculos do grupo durante os últimos 40 anos, também no Sesc.

As aventuras de Pinóquio, da Bela Adormecida e de muitos personagens são lembradas com bonecos de fio, bonecos articulados gigantes ou títeres pequenos, de luvas. Eles são movimentados com técnicas de fio, de sombras, de manipulação direta, de cinema e com efeitos especiais de cenografia e iluminação.

A peça "Pinocchio", por exemplo, que conta a história do escritor italiano Carlo Collodi (1826-1890), tem bonecos de vários tamanhos e projeções múltiplas de imagens no palco. "Pedro e o Lobo" é uma comédia com bonecos de fio. Quem não conhece o garoto que desobedeceu ao avô e foi para a floresta caçar o lobo?

Esse espetáculo é um clássico e foi apresentado pela primeira vez pelo Giramundo em 1993. A história é narrada pelos instrumentos musicais, e os artistas do grupo fazem uma brincadeira de emaranhar os fios dos bonecos com as cordas da orquestra. (MRC)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página