Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Capa

Feche a torneira

Crianças pegam no pé de quem não economiza água em casa e na escola

BRUNO MOLINERO GABRIELA VALDANHA DE SÃO PAULO

A falta de chuvas em São Paulo fez com que a região metropolitana passasse a viver sob risco de ficar sem água. Com as escolas e com os noticiários, crianças estão aprendendo a economizar para evitar que as torneiras sequem. E puxam a orelha quando detectam qualquer desperdício.

"Quando vi a notícia, falei para a minha mãe tomar banhos de dois minutos, em vez cinco", diz Luiza Afetian, 9. Ela ficou mais atenta ao saber que o reservatório do Cantareira, de onde vem a água para boa parte dos paulistanos, atingiu o nível mais baixo da história.

"A professora falou sobre isso e fiquei preocupada. Agora estou tomando banhos rápidos", conta Beatriz Rocha, 9.

Já Isabela von Tein, 9, fica de olho na avó. "Ela deixa a torneira aberta enquanto lava a louça", afirma. "Peço para ela fechar."

A fiscalização, porém, não acontece só dentro de casa. "O bebedouro da escola está quebrado. Quando apertamos o botão, a água não para de cair. Isso acontece com a descarga do banheiro também", conta Clara Oliveira, 9, que estuda na escola municipal Celso Leite Ribeiro Filho.

Para a sua amiga Gabriela Silveira, 10, os alunos também ajudam no desperdício. "Muitas meninas fazem guerra de água."

SOLUÇÕES

Helena Gomes, 10, tem uma ideia para resolver o problema. Ela sugere que as casas tenham sensores. "Após um tempo com a torneira ou o chuveiro abertos, eles desligariam automaticamente."

Bernardo Altafin, 9, porém, acredita que é preciso ir além. "Poderíamos fazer passeatas nas ruas pedindo para as pessoas economizarem. A água pode acabar!", acredita.

Já imaginou? Luanny Rodrigues, 9, já. "Vamos beber água do mar. Mas ela tem gosto ruim e dá sede."

"E não adianta tomar refrigerante. Não é a mesma coisa que água", completa Victória Santos, 9.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página