Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Literatura

Bússola 3D

Livro vem com óculos especiais para ver imagens que 'saltam' do papel e brincam com os pontos cardeais

DAIGO OLIVA EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

Talvez você não saibasaiba o nome desse jogo, mas com certeza já deve ter nuncacom certeza já deve tenha brincadoou de cama de gato.

UCom um pedaço de barbante, amarrado nas duas pontas,, o cordão é esticado entre duas mãos.

Com a ajuda de outra pessoa, o fio é embaralhado para criar novos desenhos, mas criando formas novasdesenhos, sempre recuperarficar comsempre recuperando a forma a forma da letra umde um "XxX".

Lembrou? Agora, imagine fazer uma cama de gato em 3D, que "salta" do papel. fio.

Pode parecer louco, mas o artista gráfico Andrés Sandoval, 40, levou a ideia em frente e produziu o livro de fotografias tridimensionais "Os Pontos Cardeais Acrobatas", lançado pela editora Cosac Naify (R$ 49,90).

Como no cinema, são necessários óculos especiais para enxergar os movimentos da brincadeira, são necessários óculos especiais, que vêm dentro do livro.

DUAS FOTOS

Sandoval, que também ilustra a coluna "Cafuné", da "Folhinha", explica como fez o livro: "Foi Para fazer é preciso produzir duas imagens do mesmo objeto, fotografadas com uma pequena diferença de ângulo"., explica o artista chileno, que aos três anos de idade se mudou para o Brasil.

"As duas fotos são montadas uma em cima da outra, com cores diferentes. Quando as olhamos com os óculos, temos a sensação de que é uma imagem só com profundidade.", e os óculos juntam as imagensdividem a imagem novamente, criando o efeito 3D.", completa.

Em cima do barbante, Sandoval desenhou outros fios, bem fininhos, que representam os pontos cardeais e se equilibram no cordão como malabaristas.

Assim, Norte, Sul, Leste e Oeste dançam pela cama de gato e orientam as direções da brincadeira., uma relação com "as estrelas e a rosa dos ventos, desenhos que as crianças formam durante o jogo", conta o artista.

Sandoval desenhou o livro para que cada mão ficasse em uma página diferente, com os fios passando pelo meio.

"Fiz isso para que, quando o livro fosser fechado, as mãos se juntassem para reproduzir a própria brincadeira do barbante.".E, passeando pelo barbante, outros pequenos fios que representam os pontos cardeais se equilibram como malabaristas.

O artista gráfico Andrés Sandoval, 40, levou a ideia a frente e fez o livro "Os pontos cardeais acrobatas


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página