Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ciranda do livro

Origem do Universo

REINALDO JOSÉ LOPES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Eu, você, seu cachorro, o sofá da sua sala e a Lua temos uma coisa importantíssima em comum: somos todos feitos de pedacinhos de estrelas que explodiram bilhões de anos atrás.

De quebra, mais uns bilhões de anos antes disso, o gás que se juntou para formar todos esses pedacinhos de estrelas também teve a mesma origem, durante o Big Bang, ou Grande Explosão, que iniciou o Universo.

É essa história, do começo de tudo o que existe até chegar a nós, seres humanos, que o livro "Big Bang: Como o Mundo Foi Criado" conta em poucas páginas de texto simples e ilustrações divertidas.

Com o livro, dá para ter uma ideia geral desse passo a passo cósmico. Por exemplo, você sabia que a Lua provavelmente é um pedaço da Terra que foi arrancado do nosso planeta quando outro astro trombou com a gente há bilhões de anos? Ou que o oxigênio, o gás do qual a gente precisa para respirar, foi "arrotado" por micróbios do mar quando a Terra ainda era adolescente?

Apesar de conter muita informação bacana e ajudar a entender a evolução do Universo, o livro tem, por outro lado, algumas escorregadas.

Por exemplo, ele dá a entender que os primeiros peixes "quiseram" criar patinhas para explorar a terra e assim viraram nossos ancestrais. Não é assim que a coisa funciona: na verdade, certos peixes nasceram com uma capacidade um pouquinho melhor de sobreviver perto da terra e foram passando isso para seus descendentes.

Vale a pena ficar esperto com esses errinhos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página