Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Capa

Todos pelo Brasil?

Saiba por que há brasileiros em outras torcidas na Copa

MARIA CAROLINA GONÇALVES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para que país você torcerá na Copa? A pergunta parece fácil, mas é capaz de dar nó na cabeça de imigrantes ou de seus descendentes. A "Folhinha" falou com crianças do Brasil cujas família são dos três países que enfrentarão a seleção brasileira na primeira fase: Croácia, México e Camarões.

Os avós de Eduardo, 8, e Felipe Deur, 4, são da Croácia, país que abre a Copa contra o Brasil, no próximo dia 12. E estão divididos. "Só sei que vai ser empate", aposta Eduardo. Felipe está com o irmão.

A situação é mais complicada para Yasumoto, 12, e Karen Ruiz, 14. O pai deles é do Japão (que também está na Copa) e a mãe, do México, opositor do Brasil no dia 17. Yasumoto e Karen nasceram no Japão, mas moram no Brasil desde 2009. Na hora do jogo, porém, não têm dúvidas: vestem a camisa do México. Torcem para o Brasil só quando o país não enfrenta os mexicanos. Já a seleção japonesa, com menos chance, não tem vez com eles.

O Brasil terá a torcida de Rebeca Tipo, 11, filha de mãe brasileira e pai de Camarões, último país a jogar contra o Brasil na primeira fase (dia 23). "Torço para o Brasil, nasci aqui", diz. Sua irmã, Beatriz, 9, está dividida: "No jogo, vou ficar feliz e triste ao mesmo tempo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página