Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Quebra-cabeça com Rosely Sayão

Como você vê o mundo?

Sabia que o modo como você enxerga as coisas é só seu?

O que você vê quando olha para um lugar, uma pessoa, uma paisagem com ou sem gente, para seus pais e sua família? É igual ao que as outras pessoas enxergam?

Muita criança acha que sim. E tem mais: muito adulto acredita nisso também. Mas não é bem assim, pois a maneira como você enxerga qualquer coisa é única, sabia?

O seu olhar é como uma câmera fotográfica: ele foca em um lugar, desfoca algumas coisas que estão ao lado e, às vezes, até mira um detalhe do espaço ou da reunião de pessoas que pouca gente percebeu.

Seus pais, sua família e seus colegas não sabem como você enxerga o mundo a sua volta. A sua ida para a escola, o seu quarto, a sua mãe fazendo algo em casa, os seus pais conversando... Eles nem imaginam como essas cenas são vistas do seu ponto de vista, porque não há como dizer.

Mas você pode mostrar a eles como vê o seu mundo!

Hoje qualquer aparelho celular ou tablet tem câmeras poderosas, não é?

Então, que tal fazer uma experiência? Peça emprestado a seus pais o aparelho com câmera --quando eles não estiverem usando, é claro-- e fotografe o que vê em seu quarto, nos seus brinquedos, na sua casa, na hora do jantar, no trajeto para a escola e tudo o mais que achar divertido registrar.

Depois, que tal montar uma espécie de álbum e mostrar a seus pais? Já pensou que bacana eles verem o seu ponto de vista das coisas e perceberem como é diferente do deles?

Afinal, se você é menor, tudo o que passa por seus olhos é diferente do que os adultos veem, não é? Ouvir o que seus pais acharam das fotos e aprender com eles também é bom.

Até na escola é possível usar a fotografia para aprender, sabia? E, depois de tudo, quem sabe você se interessa pela arte de fazer fotografias?

-

frases

"O que mais gosto de fotografar com a câmera do meu celular é a minha cadela, Lili. Acho que cada um tem o seu jeito de tirar fotos, de escolher cenas e ângulos."
STELLA, 9

"Acho importante guardar as fotos que tiramos, porque, no futuro, vou poder mostrar para meus filhos o que eu fazia quando era criança."
NICOLAI, 9

-


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página