Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Anne Frank escreveu o relato mais famoso

DO EDITOR-ASSISTENTE DA “ILUSTRADA”

"O Diário de Anne Frank", um dos livros mais traduzidos no mundo -lançado em 93 países- é o mais conhecido relato de guerra pelos olhos de um adolescente.

Annelisse Maria Frank (1929-1945) era uma garota alemã de origem judaica que passou dois anos escondida com sua família em um cômodo secreto de um edifício comercial em Amsterdã, na Holanda, entre 1942 e 1944.

Ela manteve um diário até ser presa e enviada para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia.

Depois, ela e a irmã Margot foram transferidas para o campo de Bergen-Belsen, na Alemanha. Elas morreram ali em março de 1945, de tifo. Anne tinha 15 anos. Margot, 19.

A publicação póstuma de seus relatos sobre o dia a dia dos judeus perseguidos pelos alemães tem reconhecidas suas qualidades literárias pela crítica especializada.

O diário, que Anne ganhara no seu 13º aniversário, foi recuperado por seu pai, Otto Frank. Único sobrevivente da família, ele voltou a Amsterdã depois da guerra e conseguiu publicar o livro na Holanda em 1947. Depois seria editado na França e na Alemanha, em 1950, e nos Estados Unidos, em 1952.

A história da garota enclausurada teve seis adaptações para o cinema. A mais famosa é de 1959, com a atriz americana Millie Perkins.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página