Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Centro de SP vira cenário de série inspirada em Edgar Allan Poe

Produção da O2 para a Fox foi criada para cumprir cota de programação nacional da lei da TV paga

Gaby Amarantos participa hoje do episódio de estreia do programa inspirado na obra do autor americano

ALBERTO PEREIRA JR. DE SÃO PAULO

Em alta na TV americana, na qual são usados como pano de fundo do seriado "The Following", com Kevin Bacon, os contos de Edgar Allan Poe e o próprio autor, morto há 163 anos, ganham toques e temperos brasileiros.

Estreia hoje na Fox "Contos do Edgar", série em cinco capítulos baseada na obra do avô do gênero suspense.

Produzido pela O2 Filmes, o programa troca castelos medievais pelo centro da capital paulista e gira em torno de Edgar (Marcos de Andrade), um atormentado dedetizador, cuja mulher, Lenora, está desaparecida.

Empregado por um amigo após seu bar ser lacrado pela prefeitura, o protagonista participa de todos os episódios (e os narra), enquanto prepara uma vingança.

"A atmosfera da série tem um quê de Hitchcock. Meu personagem é uma reencarnação do Poe, com elementos de seus textos, coisas inventadas pela equipe e elementos bem paulistanos", diz Marcus de Andrade.

Para Julia Ianina, que interpreta a misteriosa Lenora, o protagonista tem um parafuso a menos. "O sumiço da minha personagem tem a ver com o seu amor exacerbado por seu gato preto", adianta.

Completa o trio central Danilo Grangheia, que interpreta o amigo e novo empregador de Edgar, Fortunato. "Eles têm uma ligação forte pelo futebol. Mas são totalmente opostos. Meu papel é um cara expansivo, sem medidas", afirma.

"Contos do Edgar" nasceu exclusivamente por causa da nova lei da TV paga, que desde setembro de 2012 estabelece cota de produção nacional, parte independente, nos canais por assinatura.

"Foi o momento em que as emissoras vieram à O2 pedindo projetos. Juntamos uns 50. Eu mesmo mandei pelo menos seis ideias. Foi bem sucinto. Um parágrafo falando sobre adaptar os contos desse autor tão conhecido para uma realidade brasileira", diz o diretor-geral Pedro Morelli.

"Estamos usando uma linguagem cinematográfica para criar suspense que não existe na TV nacional."

Gaby Amarantos protagoniza o primeiro episódio, "Berê". Na história, ela é uma cantora com baixa autoestima por causa de seus dentes feios, que se torna vítima da obsessão do parente que lhe paga uma cirurgia dentária.

Edgar aparece no episódio como o dedetizador contratado para conter uma infestação de ratos na boate em que Berê se apresenta.

Os contos "Metzengerstein", "O Coração Delator", "The Imp of the Perverse", "A Máscara da Morte Rubra", "O Gato Preto" e "O Barril de Amontillado" inspiram os demais capítulos da série.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página