Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha traz Haendel, de "O Messias"

Compositor está no volume nove, que chega às bancas no domingo

Personagens Dó e Mi seguem o alemão de sua Halle natal até Londres, onde ele compôs para a nobreza britânica

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Aleluia! Aleluia! Aleluia!" As crianças poderão cantar animadamente o trecho de "O Messias", composição para coral de Haendel, ao lerem e ouvirem o novo livro-CD da Coleção Folha Música Clássica para Crianças.

O compositor está no volume nove, que chega às bancas nesse domingo, dia 7 de abril. Nele, os irmãos Dó e Mi viajam à Alemanha do final do século 17 para aprender mais sobre a vida e a obra de Georg Friedrich Haendel.

O autor de uma das peças de coral mais célebres até hoje nasceu em 1685, na cidade de Halle. O pai era um rico cirurgião-barbeiro e queria que o filho fosse advogado.

Mas os interesses de Haendel eram outros. Desde pequeno, tomou aulas de órgão, cravo, oboé e violino. Aos 17 anos, havia se tornado organista da catedral de sua cidade, que ficou pequena para suas aspirações.

Por isso, ele viajou, como os personagens Dó e Mi podem ver em sua jornada pelo tempo. Roma, Nápoles, Veneza, Dublin, Londres...

Foi na capital do Reino Unido que o alemão lançou raízes e ali foi aclamado tanto pelo povo -para quem nunca deixou de compor- quanto pela aristocracia.

Com os nobres teve uma íntima relação. Tanto é assim que compôs a obra "Música Aquática" especialmente para que o rei Jorge I e seus convidados pudessem escutá-la durante um passeio de barco pelo rio Tâmisa.

E assim foi feito. O próprio Haendel foi o regente de mais de 50 músicos dentro de um barco em uma apresentação da peça. Um fragmento dela está no CD que acompanha o livro da Coleção.

O disco também traz um trecho de "Música para os Reais Fogos de Artifício". Aqui também há uma história interessante, mas menos feliz. Como o nome indica, foi composta para embalar um espetáculo pirotécnico. Ocorre que o espetáculo -o de fogos, não o musical- deu errado e alguns espectadores foram queimados com gravidade.

Mas a lembrança ruim não ecoa em "La Rejouissance" ("o regozijo", em português), fragmento da peça -animado como o nome diz que deve ser- incluído no CD.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página