Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Folha lança coleção em tributo a Tom Jobim

Vinte volumes trazem 18 discos significativos da carreira do maestro e duas coletâneas de interpretações em outras vozes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A partir do próximo domingo, dia 14, começa a chegar às bancas e livrarias de todo o país a nova Coleção Folha Tributo a Tom Jobim.

Seus 20 volumes -que sairão todos os domingos, até 18 de agosto- compreendem 18 álbuns originais do compositor, músico e cantor.

A ênfase recai sobre discos gravados em estúdios, tais como "Passarim", "Wave",

"Tide", "Matita Perê" e "Canção do Amor Demais" -este último com Vinicius de Moraes e Elizeth Cardoso.

Parcerias de Jobim com expoentes da música brasileira também são contempladas. Estão ali discos e temas gravados com Elis Regina, Gal Costa, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Chico Buarque e Miúcha, por exemplo.

Completam a Coleção os discos "Tom no Feminino" (volume 19, nas bancas em 11 de agosto) e "Tom Masculino" (volume 20, em 18 de agosto), que compilam canções do maestro interpretadas por diferentes cantoras e cantores.

TEXTO E CONTEXTO

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura, com textos de críticos e repórteres especializados em música brasileira.

Entre os autores estão Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado -que também edita a Coleção-, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza.

Os textos inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico. Mais que relacioná-los à trajetória biográfica e artística de Tom, trazem detalhes sobre as sessões de gravação e histórias de bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões. Como os grandes músicos do jazz, Tom Jobim valorizava e praticava a arte do arranjo e jamais se repetia, mesmo ao regravar seus sucessos.

Todos os livros-CDs incluem também uma análise do repertório do respectivo álbum, com a ficha técnica mais completa possível, letras das canções, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira (produtor), Newton Mendonça (letrista), Eumir Deodato (arranjador), Chico Buarque e Jaques Morelenbaum (violoncelista e arranjador).

Fechando cada volume, indicações ao leitor de livros para aprofundar a leitura, além de uma lista de discos que guardam relação com o álbum da semana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página