Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Maria Fernanda Cândido deve viver Lina Bo Bardi em filme

Artista Isaac Julien quer a atriz em curta que fará sobre a arquiteta

SILAS MARTÍ DE SÃO PAULO

Um pôster na parede da Casa de Vidro, em São Paulo, anuncia um novo filme -"O Fantasma de Lina Bo Bardi".

Dentro da mostra em que artistas criaram intervenções no antigo lar da arquiteta, o artista britânico Isaac Julien anunciou o seu projeto de filmar ali mesmo um curta sobre a vida dessa que virou a musa da vez no mundinho das artes visuais.

E Julien já achou a cara de seu fantasma. Maria Fernanda Cândido pode não ser igual a Lina Bo Bardi, que morreu aos 77 anos em 1992, mas é a candidata número um do cineasta britânico para viver a arquiteta quando jovem.

Numa conversa com a atriz em São Paulo, Julien adiantou que quer filmar em setembro na casa instalada no Morumbi, zona oeste da cidade -Maria Fernanda não conhecia o lugar e nunca esteve lá.

"Essa casa tem uma porosidade impressionante entre os espaços de dentro e de fora", diz Julien. "Quero filmar de dia e à noite para criar um efeito luminoso ondulante, entre luz e sombra, trabalhando mesmo com uma linguagem mais arquitetônica."

Maria Fernanda disse achar "bonita" a casa, que viu por fotografias na mesa do diretor. "Esses espaços são bons para improvisar, interagir com o ambiente", disse.

Ela também contou ao diretor e ao curador Hans Ulrich Obrist, que acompanhou o encontro, que já gravou um filme numa casa projetada por Bo Bardi.

Na verdade se referia a uma obra do arquiteto modernista Rino Levi (1901-1965), em São José dos Campos, no interior paulista, onde rodou o longa "Aparecida", de Tizuka Yamazaki.

"Tinha uma cena linda na escada, com muita luz. É um lugar lindo", disse a atriz.

Julien disse ainda não ter detalhes do roteiro, mas que decidiu fazer um teste com Maria Fernanda Cândido por sugestão do galerista Daniel Roesler, da Nara Roesler.

Ele e o curador compararam o rosto de Maria Fernanda a um retrato antigo de Bo Bardi na Casa de Vidro. "As pessoas estão acostumadas a ver retratos dela já mais velha, mas ela era assim quando jovem, era bonita", disse Ulrich Obrist.

Maria Fernanda diz saber só o "básico" sobre Bo Bardi. "Pelo pouco que eu sei, já me interesso", disse a atriz, que perguntou depois à reportagem como ela era. "Sem dúvida é alguém importante. Ela foi uma grande mulher."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página