Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção traz "O Lago dos Cisnes" e "O Quebra-Nozes"

Tchaikovsky é tema do volume dez, que chega às bancas no domingo, dia 14

As valsas e os balés do compositor russo, como "A Bela Adormecida", alcançaram grande sucesso em sua época

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os personagens Dó e Mi, da Coleção Folha Música Clássica para Crianças, apenas buscam conhecimento musical.

Em sua viagem no tempo e no espaço desta semana, eles vão à Rússia do século 19, onde conhecem a vida e a obra do russo Piotr Tchaikovsky.

Filho de um engenheiro russo e de uma sofisticada francesa, o compositor nasceu em 1840 na pequena cidade de Kamsko-Votkinsk.

Como foi visto nas biografias de outros compositores visitados pelos irmãos viajantes, a música não foi a primeira carreira do russo. Durante nove anos, para satisfazer a vontade dos pais, ele estudou direito em São Petersburgo.

Mas a música soou mais alto, e Tchaikovsky não chegou a ser advogado. Sinfonias, concertos, óperas, balés, valsas, músicas de câmara e obras para coro para as liturgias da Igreja Ortodoxa Russa logo viraram sua ocupação.

Ao longo de sua vida, Tchaikovsky contou com a importante ajuda de uma mulher: a rica viúva von Meck, que lhe enviava dinheiro para que se dedicasse apenas à música.

E a aposta da viúva --que Tchaikovsky nunca chegou a conhecer pessoalmente, tendo apenas trocado cartas com ela-- pagou-se. Como mostra o CD da Coleção --com trechos de "O Lago dos Cisnes", "O Quebra-Nozes" e "A Bela Adormecida"--, a obra de Tchaikovsky alcançou um nível elevado, que justifica sua execução até hoje.

Em vida, o compositor teve grande sucesso na Rússia --cuja família imperial apreciava sua música-- e também na Europa e nos Estados Unidos. Em Nova York, ele regeu uma orquestra na abertura do Carnegie Hall, importante sala de concertos da cidade, em 1891, dois anos antes de sua morte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página