Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Documentário

'Doméstica' não agrada quem espera experiência estética

Com lado panfletário, filme é propagandeado como obra-prima no Facebook

SÉRGIO ALPENDRE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quarto longa de Gabriel Mascaro, "Doméstica" entra em circuito, estrategicamente, na semana do Dia do Trabalho. Perfeito para divulgar o filme, mas também para contemplar as pessoas de nobres intenções sociais que reafirmam constantemente a posição de justos no Facebook.

É justamente na rede social mais popular que o filme tem sido propagandeado como se fosse uma obra-prima, mesmo por quem ainda não o viu.

Sete adolescentes registram, por uma semana, o cotidiano de suas empregadas domésticas. O trabalho do diretor consiste em transformar o material em um filme, na linha oportunista de "Pacific" (2009), de Marcelo Pedroso.

Há uma preocupação em mostrar que a questão da fissura social não é simples, e que existem patrões conscientes da possibilidade tirânica de suas posições. Há também uma necessidade de se mostrar justo e equilibrado, apesar do título indicar para que lado pende a balança.

Em alguns momentos, o cinema aparece: quando o filme procura nos inserir nos ambientes, entender as pessoas entrevistadas, ver como elas vivem. Em outros, domina o lado panfletário, sobretudo quando as imagens sabotam as palavras das patroas (o que, por outro lado, é curioso, já que tais imagens são de autoria de seus filhos).

Gabriel Mascaro caiu no gosto das pessoas que dizem amém para tudo que vem da esquerda (ou do que elas pensam ser de esquerda), e consideram "afeto" uma palavra mágica. Isso desde seu segundo longa, "Um Lugar ao Sol" (não confundir com a obra-prima de George Stevens).

"Doméstica" vai deixar essas pessoas extasiadas. Parece ter sido feito justamente para isso. Dificilmente, contudo, agradará quem espera do cinema uma verdadeira experiência estética. É um acidente de percurso na interessante carreira do diretor.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página